Gourmet e Vinhos

Oktoberfest no Dubai? A polémica que invadiu as redes sociais na Alemanha

A perspetiva de a tradicional festa bávara se mudar para o deserto foi caso de escândalo nacional.
A festa do ano na Baviera.

Na quinta-feira, 29 de abril, a imprensa alemã, incluindo o tablóide “Bild”, um dos jornais mais vendidos no país, colocou os alemães em choque: com as restrições existentes na Alemanha, a festa do Oktoberfest ia-se mudar para o Dubai.

O caso ocupou as redes sociais na Alemanha durante dois dias, dá conta a “CNN”. Em causa estariam negociações já avançadas entre comerciantes e os Emirados Árabes Unidos. As notícias mereceram mesmo a reação firme do departamento da autarquia de Munique que organiza o festival.

“O Oktoberfest é original de Munique e acontece especificamente em Munique”, reagiram em comunicado, demarcando-se por inteiro dos planos. “Os planos que vieram a público não são dos organizadores do evento [na Baviera] e não têm o consentimento da cidade de Munique”.

A imprensa alemã deu conta dos planos de serem criadas dezenas de tendas e de serem levadas barricas para o Dubai, tal como celebridades, que seriam cabeças de cartaz no evento no Médio Oriente.

Na verdade, o que está previsto a partir de outubro no Dubai é um evento à parte, mas em tudo inspirado no Oktoberfest, incluindo réplicas de rodas gigantes e estátuas que costumam integrar o evento na Alemanha.

Já o Oktoberfest original, a festa onde a cerveja abunda na cidade de Munique, está marcado para decorrer durante duas semanas, começando no próximo dia 18 de setembro. A organização, no entanto, admite que a pandemia ainda poderá obrigar ao cancelamento da edição deste ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT