restaurantes

Oktoberfest volta a ser cancelada na Alemanha devido à pandemia

A organização já admitia o cenário e a confirmação acabou mesmo por chegar. É o segundo ano que as cervejas não são servidas.
Foi mais uma vez adiado.

Este ano, tal como em 2020, as milhares de pessoas que visitavam Munique para a Oktoberfest, aquela que é conhecida como a maior festa de cerveja do mundo, vão ter de ficar mais uma vez em casa. A organização já falava desse cenário e a conformação do cancelamento chegou mesmo.

“Não foi uma decisão fácil, mas tenho de a tomar agora e já o fiz”, explicou o presidente daquela cidade alemã, Dieter Reiter. Invocou razões de saúde pública e de segurança como os principais motivos para novo cancelamento da festa da Baviera.

Numa altura em que a Europa se estava a abrir a outros países, com entrada de cidadãos dos Estados Unidos, por exemplo, desde que vacinados, o anuncio faz com as milhares de pessoas que estavam a pensar visitar esta região alemã entre o final de setembro e o princípio de outubro pensem noutros planos.

Esta seria a 187.ª edição do evento e apesar de faltarem alguns meses para o evento, a decisão tinha de ser tomada com alguma antecedência. “A situação é muito incerta. Temos uma obrigação económica aqui. Um cancelamento mais tarde da Oktoberfest seria uma perda ainda maior.”

Dieter Reiter revelou ainda que esteve a ser pensada a obrigatoriedade da utilização da máscara e distanciamento social no evento, mas tal destruiria por completo a ideia da Oktoberfest e não seria assim que queriam fazer este regresso depois do cancelamento também em 2020.

A Alemanha está neste momento com uma terceira vaga da pandemia e existem restrições em todo o País até ao próximo mês de junho. já houve mais de 83 mil mortes e três milhões de infetados.

Ainda antes do cancelamento anunciado, houve uma polémica em relação à Oktoberfest que se dizia estar a querer mudar para o Dubai. Tudo não passou de um evento semelhante, também com cerveja, mas que nada tem a ver com o tradicional da Baviera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT