Juntar miúdos e vinho não parece uma receita para o sucesso, mas há um rótulo nacional que chega para desconstruir totalmente essa ideia. É que, se há vinho que se parece com um miúdo, é mesmo o bairradino Identidade OM, da Martin Boutique Wines. E não é por acaso que isso acontece.
“Quando a vindima é feita, faço-a com a ideia de que vou querer contar com ela a história dos meus filhos”, diz à NiT o produtor Pedro Martin. Neste caso, a garrafa conta “tal e qual” a história do seu filho mais novo, o Oliver, de cinco anos.
Nesta terceira edição, o vinho branco da Bairrada de 2020 está mais sedutor, mais envolvente, ainda mais irrequieto e cada vez mais complexo. É, basicamente, um retorno ao perfil da colheita que Pedro fez em 2018, mas mais elegante e profundo.
“A Bairrada, tal como um miúdo, o Oli, precisa por norma de tempo para ser apreciada de forma consensual. Com este blend quis demonstrar que nervo pode vir em forma sedutora. E como sempre, a nossa amada Bairrada dá-nos um incrível senso de lugar através da sua acidez e mineralidade que lhe dão a espinha dorsal”, explica. “Se muitas vezes acabo com os cabelos em pé com a intensidade do meu filho, por outro, não podia haver melhor criança para me inspirar a fazer estes vinho”.
Com dois anos de estágio sobre as borras finas, “mantém-se elétrico com a mesma sensação mineral (giz) e com uma pequena textura, suavizada pelo Sur-Lies”. Na boca, segundo a nota de prova, deixa um aroma fino e elegante onde notas ligeiras de frutos brancos se deixam envolver por apontamentos minerais provenientes do solo argilo-calcário.
“Esta é a minha versão favorita de todas. Cheia de nervo, estrutura e tensão, dá imenso prazer em bebê-la”. Este branco é uma referência que aguenta imenso tempo na garrafa e que precisa mesmo dele para apurar.
Numa altura em que já se fez o desmame das celebrações, e que até já começa a saber bem novos encontros, a sugestão de Martin combina de forma perfeita com pratos de bacalhau, “a vaca do mar”, que, para o especialista, pode ser cozinhada de todas as formas. O bairradino liga também lindamente com receitas que vão ao forno e que levem azeite, já que “ajuda a partir a gordura”-
Esta garrafa custa, normalmente, 16,50€, mas está, neste momento, com 21% de desconto. 13€ é o preço final. Como já é habitual, nas duas últimas semanas de janeiro, a loja online está com descontos.
Isto significa que os vinhos que ainda mantêm o preço original, vão ficar, a partir de domingo, dia 15 de janeiro — e até 30 de janeiro —, até 30% mais baratos. As opções são várias e para todas as carteiras.
Todos os portugueses que gostam de vinho já conhecem, certamente, a Martin Boutique Wines. A marca irreverente, que nasceu, em 2017, pelas mãos do produtor Pedro Martin, destaca-se pela tentativa (até agora bem-sucedida) de democratizar as regiões de vinho mais caras — em Portugal e no estrangeiro —, ao torná-las acessíveis para o bolso comum.
Nos últimos meses, a proposta sofreu uma reestruturação total, da “programação à finalidade”. Assim, o que começou por funcionar como meio de ligação entre o produtor e o cliente tornou-se, “oficialmente, numa loja online“. E não podia ter chegado em melhor altura.
“Vale notar que as propostas são de pequenos produtores que conhecemos. Não representamos marcas sobre as quais não temos conhecimento. Viajo regularmente para os locais, onde falo com as pessoas, acompanho os processos e experimento os vinhos. A decisão final é consciente”, garante Martin.
O sommelier acrescenta: “Andamos também, constantemente, há procura de raridades que possam interessar a colecionadores e não só. Referências que despertam a curiosidade, mas são difíceis de encontrar”. É por isso mesmo que todos os mesmos são incluídos dez novos rótulos na garrafeira. O bairradino Identidade OM é “uma super aposta para quem não o conhece e para quem já é fã”.