Gourmet e Vinhos

Os bolos e as sobremesas vão invadir Viana do Castelo — com muita música a acompanhar

A Doces do Minho terá muitas iguarias, animação, workshops e showcookings. É um dos eventos das Jornadas Gastronómicas da região.
Vai sair de lá a rebolar.

Entre 7 e 9 de outubro, todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo — especialmente se for apreciador de doces. A cidade vai receber o evento Doces do Minho, que reúne iguarias de 24 municípios diferentes, num ambiente de festa que contará com workshops, música, dança e muitas outras formas de animação. A iniciativa faz parte das Jornadas Gastronómicas do Minho, organizadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho, CIM Cávado e CIM Ave.

O evento decorrerá na Praça da República, onde estará presente um mercado com exposições, degustações e venda de doces típicos. Ali, encontrará também o Palco na Praça que vai receber bandas musicais amadoras, grupos de dança e DJs. Já na Porta Mexia Galvão vai poder assistir a showcookings onde vai aprender os segredos da pastelaria tradicional minhota.

A 8 de outubro, o Moinho de Carreço vai estar aberto para visitas. Poderá descobrir o processo tradicional da moagem do grão, até se transformar na farinha que é depois utilizada na confeção de vários produtos alimentares. O evento inclui animação de rua e atividades para os miúdos, subordinadas ao tema comum das guloseimas típicas.

As iguarias do Minho, contudo, não se ficarão apenas por Viana do Castelo — nem pelos doces. Entre 21 e 23 de outubro as Jornadas Gastronómicas rumam a Braga, desta vez tendo o peixe como estrela. Em novembro, entre 4 e 6, é Guimarães que recebe a iniciativa onde, desta vez, o tema será carne e caldos. A entrada é sempre gratuita.

Caso esteja por Lisboa, carregue na galeria para conhecer outras delícias que pode provar pela capital.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT