Gourmet e Vinhos

Os mini caracóis de canela que os miúdos vão adorar preparam-se em 15 minutos na Bimby

Leite, manteiga, extrato de baunilha, nozes e creme de chocolate e avelã são alguns dos ingredientes necessários.
Fotografia: cookido.pt.

É provável que a expressão caracóis de canela não lhe seja familiar, mas provavelmente já ouviu falar de cinnamon rolls, presença assídua em séries e filmes, sobretudo norte-americanos, quando o foco é a mesa de pequeno-almoço ou as personagens petiscam algo entre um destino e outro.

Ainda que façam parte da cultura gastronómica dos Estados Unidos, não foram criados do lado de lá do Atlântico. Embora não existam certezas absolutas quanto à sua origem, acredita-se que os primeiros cinnamon rolls foram confecionados na Suécia. Lá, chamam-lhes kanelbulle e até têm um dia que os celebra: desde 1999 que o Kanelbullens Dag (dia dos rolinhos de canela) é festejado a 4 de outubro.

Além de serem adorados nos Estados Unidos e no norte da Europa, os cinnamon rolls estão a tornar-se cada vez mais populares por cá. Até porque, além de saborosos, são bastante práticos e versáteis: tanto podem fazer parte da primeira refeição do dia como para acompanhar com um café ou chá no final da tarde.

Talvez não sejam a opção mais saudável, mas os mini caracóis que lhe apresentamos têm ainda a vantagem de não serem tão prejudiciais. Se tiver uma Bimby, prepara-os em 15 minutos, embora demorem cerca de uma hora e meia a estarem prontos a servir.

A receita, que encontra no Cookido — site repleto de possibilidades para experimentar no robô de cozinha —, está classificada como fácil, pelo que não há nada a temer, mesmo pelos mais leigos nestas andanças. Se a seguir, acabará com 12 caracóis de canela que os miúdos vão adorar. Os adultos, claro, também não vão resistir.

Do que precisa

Massa
— 120 gramas de leite
— 30 gramas de manteiga
— 50 gramas de açúcar
— 15 gramas de fermento de padeiro fresco, esfarelado
— 1 colher de chá de extrato de baunilha
— 250 gramas de farinha tipo 65

Recheio de canela
— 80 gramas de nozes
— 60 gramas de creme de chocolate de avelã
— 25 gramas de leite
— 1 quarto a meia colher de chá de canela em pó

Glacé
— 80 gramas de açúcar em pó
— 20 gramas de leite
— 1 a 2 gotas de sumo de limão

Como se faz

Massa
Primeiro, coloque o leite, a manteiga, o açúcar, a baunilha e o fermento no copo e aqueça por dois minutos, a 37ºC, na velocidade dois. Em seguida, junte a farinha e inicie o modo amassar durante dois minutos. Por fim, retire e deixe repousar num local quente cerca de 45 minutos enquanto prepara o recheio de canela e o glacé.

Recheio de canela
Coloque a noz no copo e pique por três segundos na velocidade oito. Posteriormente, adicione o creme de chocolate e avelã, o leite e a canela em pó e misture durante 10 segundos, em rotação, na velocidade quatro. Retire e reserve.

Glacé
Deite o açúcar em pó, o leite e o sumo de limão no copo e misture por 20 segundos na velocidade seis. Depois, retire a mistura para um recipiente com tampa e reserve. Entretanto, pré-aqueça o forno a 190°C e forre com papel vegetal um tabuleiro de forno.

Numa superfície, estenda a massa formando um retângulo (25×35 centímetros aproximadamente). Espalhe o recheio de canela e enrole finamente num tronco, a partir da borda inferior mais longa. Corte em 12 pedaços iguais e insira um espeto de madeira em dois mini caracóis para os colocar no tabuleiro preparado. Repita com os restantes espetos e mini caracóis. Leve ao forno a 190ºC cerca de 13 a 15 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer e sirva com o glacé.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de bolos fáceis de preparar e que vão conquistar toda a família.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT