Gourmet e Vinhos

Como fazer os ovos mexidos perfeitos, segundo Anthony Bourdain

Morreu em 2018, mas além dos programas icónicos, deixou-nos também algumas receitas. Tome nota.
O chef tinha 61 anos.

Os ovos mexidos são, provavelmente, o primeiro prato que todos aprendemos a cozinhar. É simples, fácil e barato: partem-se os ovos, batem-se, colocam-se na frigideira, mexem-se e já está. Mas será que a receita é assim tão simples?

Se a pergunta for colocada a um chef de cozinha, a resposta será, muito provavelmente, um rotundo não. E a verdade é que a fórmula diverge de cozinheiro para cozinheiro. Entre os mais populares está Anthony Bourdain, que mesmo após a sua morte em 2018, continua a inspirar milhares de foodies.

É com a sua ajuda, deixada para a posteridade, que recuperamos aqui a receita clássica, simples e certeira para uns perfeitos ovos mexidos. E esta receita não se faz apenas de ciência. Bourdain é claro na sua explicação — são ovos feitos ao seu gosto. 

A receita inclui, naturalmente, alguns truques. Bourdain não aconselha, por exemplo, que os ovos sejam batidos com antecedência. Devem ser batido na hora de ir à frigideira — e sem os bater demasiado, de forma a que “ainda se vejam algum esfiapado branco”. “Não queremos que sejam de uma cor amarela homogénea.”

Nem pensar em adicionar leite ou natas aos ovos. “O ovos mexidos devem saber a isso mesmo, a ovo.”

Os temperos devem também ser adicionados já durante a cozedura — e nada de bater desalmadamente a mistura. Devem ser mexidos vagarosamente, fazendo um oito com a colher, de modo a que tenha alguma consistência e não se torne num aglomerado de pequenos bocados de ovos. 

Bourdain tinha 61 anos e ficou conhecido internacionalmente sobretudo pelos seus programas de televisão onde visitava os restaurantes de vários países. Esteve quatro vezes em Portugal, uma em Lisboa, outra nos Açores e duas no Porto, a última para gravar um episódio de “Parts Unknown.”

“Cozinha Confidencial” foi o primeiro livro sobre culinária que lançou em 2000. Nele, conta histórias incríveis dos bastidores de várias cozinhas com casos de droga, álcool e sexo. Em 1978 tirou o curso de cozinha na The Culinary Institute of America, em Nova Iorque. The Supper Club, Rainbow Room e Coco Pazzo foram alguns dos restaurantes onde trabalhou.

Do que precisa

— 2 ovos
— sal e pimenta q.b.
— 1 cubo de manteiga.

Como se faz

Comece por partir os ovos numa superfície plana e depois bata-os numa taça até ficarem com uma bolhas, mas sem exagerar, deixando também visíveis os traços brancos da clara. Derreta manteiga numa frigideira e quando estiver em espuma adicione os ovos, temperando com sal e pimenta. Este passo tem de ser feito o mais rápido possível após bater os ovos.

Deixe os ovos repousar e ganhar uma forma na frigideira, só a seguir é que deve começar a envolvê-los, fazendo uma espécie de oito e evitando que os ovos se desfaçam aos bocados. Quando tiver uma massa fofa pode servir.

Carregue na galeria para descobrir algumas receitas deliciosas com ovos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT