Gourmet e Vinhos

Os pastéis de nata que se fazem na air fryer em menos de 20 minutos

Terá de cumprir apenas três regras para não acabar com um bolo com grumos, pouco tostado ou enqueijado.
Dizem que ficam divinais.

A história de amor entre os portugueses e o pastel de nata não é nova e está para durar. Afinal, é uma das mais famosas importações nacionais. Como tudo o que é orgulhosamente carregado ao peito pelos portugueses, qualquer alteração pode ser um duro golpe no conservadorismo — e irritar os tradicionalistas.

Se também faz parte do grupo que adora este bolo e até é capaz de comer um ao pequeno-almoço, outro ao lanche, e outro como sobremesa do jantar, temos boas notícias: vai poder começar a fazer os próprios pastéis de nata, em menos de 20 minutos.

A sugestão é de Paulo Rocha, um entusiasta criador de conteúdos de cozinha. Este partilhou a receita no Instagram e em poucas horas os gostos dispararam, somando mais de 70 mil. Para recriar a receita só precisa de uma air fryer e de alguns ingredientes básicos. Spoiler alert: prometemos que nada foi alterado ao sabor do bolo típico português.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paulo Rocha (@paulo_rocha.77)

Do que precisa

— 1 massa folhada retangular
— 100 gramas de açúcar
— 10 gramas de amido de milho
— 1 pitada de canela em pó
— raspas de limão a gosto
— 200 mililitros de leite
— 4 gemas

Como se faz

Comece por abrir a massa folhada, depois enrole-a novamente e corte em quatro pedaços. Forre nove formas pequenas com a massa. Reserve. Num tacho coloque o açúcar, o amido de milho, a canela e as rapas de limão. Envolva todos os ingredientes. Adicione o leite e leve a lume brando. Mexa até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer durante cinco minutos.

Acrescente as gemas de ovos e mexa sem deixar fazer espuma. Distribua o creme nas formas e coloque-as na air fryer. Programe a fritadeira com uma temperatura de 190 graus e deixe cozinhar durante 15 minutos. A cinco minutos do fim suba a temperatura até aos 220 graus e deixe tostar. No final, borrife com água fria. Depois é só desenformar — e provar.

Carregue na galeria para conhecer algumas sobremesas que pode preparar de forma rápida e prática.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT