A história de amor entre os portugueses e o pastel de nata não é nova e está para durar. Afinal, é uma das mais famosas importações nacionais. Como tudo o que é orgulhosamente carregado ao peito pelos portugueses, qualquer alteração pode ser um duro golpe no conservadorismo — e irritar os tradicionalistas.
Se também faz parte do grupo que adora este bolo e até é capaz de comer um ao pequeno-almoço, outro ao lanche, e outro como sobremesa do jantar, temos boas notícias: vai poder começar a fazer os próprios pastéis de nata, em menos de 20 minutos.
A sugestão é de Paulo Rocha, um entusiasta criador de conteúdos de cozinha. Este partilhou a receita no Instagram e em poucas horas os gostos dispararam, somando mais de 70 mil. Para recriar a receita só precisa de uma air fryer e de alguns ingredientes básicos. Spoiler alert: prometemos que nada foi alterado ao sabor do bolo típico português.
Ver esta publicação no Instagram
Do que precisa
— 1 massa folhada retangular
— 100 gramas de açúcar
— 10 gramas de amido de milho
— 1 pitada de canela em pó
— raspas de limão a gosto
— 200 mililitros de leite
— 4 gemas
Como se faz
Comece por abrir a massa folhada, depois enrole-a novamente e corte em quatro pedaços. Forre nove formas pequenas com a massa. Reserve. Num tacho coloque o açúcar, o amido de milho, a canela e as rapas de limão. Envolva todos os ingredientes. Adicione o leite e leve a lume brando. Mexa até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer durante cinco minutos.
Acrescente as gemas de ovos e mexa sem deixar fazer espuma. Distribua o creme nas formas e coloque-as na air fryer. Programe a fritadeira com uma temperatura de 190 graus e deixe cozinhar durante 15 minutos. A cinco minutos do fim suba a temperatura até aos 220 graus e deixe tostar. No final, borrife com água fria. Depois é só desenformar — e provar.
Carregue na galeria para conhecer algumas sobremesas que pode preparar de forma rápida e prática.