Na cozinha, existem segredos e truques que tornam as receitas das mães e dos avós inigualáveis. O maior de todos? O tempo. Seja durante a preparação ou no planeamento, este é que é o grande aliado para intensificar o sabor e garantir resultados perfeitos.
Um desses segredos, muitas vezes ignorado, é o descanso da massa. Este processo é essencial, sobretudo na fermentação lenta, como acontece com o pão, permitindo que a mistura cresça e adquira uma textura macia e suave. Além disso, o sabor também se torna mais apurado, o que eleva quase sempre a qualidade do prato.
É exatamente esta técnica que Clara de Sousa utiliza para recriar uma das receitas mais icónicas da sua mãe: pastéis de massa tenra recheados. A pivô, que tem conquistado o público com as suas receitas — e já faz parte do universo NiT —, recomenda um tempo de espera de duas horas para obter a massa perfeita.
A receita remonta a 1977 e é inspirada na versão apresentada pelo Chefe Silva nas famosas revistas Teleculinária. O melhor? O recheio pode ser personalizado ao gosto de cada um. Carne, peixe ou vegetais são apenas algumas das opções para preencher estes pastéis que se destacam pela “massa tão macia que se desfaz na boca”. Tome nota.
Do que precisa
— 250 gramas de farinha T55 sem fermento
— 50 gramas de margarina
— 50 gramas de banha de porco
— Um terço de uma colher de chá de sal fino
— 100 a 125 mililitros de água morna
— Óleo para fritar
— Recheio a gosto
Como se faz
Transfira a massa para uma bancada polvilhada com farinha. Amasse bem, mas evite usar demasiada farinha para não alterar a textura. Trabalhe a massa até que fique elástica e macia. Forme uma bola, cubra com um pano e deixe levedar durante duas horas.
Após este tempo, polvilhe novamente o balcão e o local onde vai colocar os pastéis. Divida a massa em porções e estenda cada uma em diferentes direções até obter uma camada fina, mas sem rasgar. Coloque o recheio escolhido, cubra com mais massa, pressione bem as bordas para selar e corte o excesso.
Repita o processo com o restante da massa. Aqueça uma quantidade generosa de óleo para fritar. Para verificar se está na temperatura certa, coloque um pequeno pedaço de massa no óleo — se flutuar rapidamente, está pronto para fritar.
Frite os pastéis, regando-os com óleo para ajudar a insuflarem. Assim que estiverem dourados, vire-os para cozinhar uniformemente. Retire-os do óleo, escorra bem o excesso e sirva ainda quentes.