Gourmet e Vinhos

Os scones fofos e crocantes que Jamie Oliver prepara em 12 minutos na air fryer

O chef britânico estreou um novo programa de culinária e apresentou esta receita que até os miúdos conseguem fazer.
Foi uma das receitas da estreia.

Seja nos restaurantes, nos livros ou na televisão, Jamie Oliver é um dos chefs mais célebres da atualidade. Esta terça-feira, 16 de abril, estreou mais um programa culinário, desta vez no Channel 4, em que as receitas na air fryer ganharam outra dimensão.

Um dos destaques foram os scones que se preparam em 12 minutos, crocantes por fora e fofos por dentro. Pode ser também a solução que procura para um almoço ou jantar em que o tempo aperta.

Podem acompanhar uma sopa, salada, ou algo mais composto como uma feijoada. Quem se quiser aventurar nos snacks pode também servi-lo com uma compota e tem um lanche ou um pequeno-almoço sempre pronto.

A receita é tão simples que mesmo os miúdos podem ajudar a prepará-la, garante Oliver. Se anda com vontade de se aventurar na cozinha sem correr grandes riscos, é nestes scones que deve apostar.

Do que precisa

— 200 gramas de farinha com fermento
— 1 colher de chá de fermento em pó
— 1 colher de chá de mostarda em pó
— Pimenta caiena q.b.
— 75 gramas de manteiga sem sal 
— 120 gramas de queijo cheddar
— 1 ramo de cebolinho
— 70 mililitros de leite 

Como se faz

Peneire a farinha, o fermento e a mostarda para uma taça e adicione uma pitada de pimenta caiena e sal marinho. Reserve a mistura enquanto corta a manteiga aos cubos. Depois, com os polegares e os indicadores, faça pequenas bolas com a manteiga e a mistura de farinhas. O objetivo é obter pequenos pedaços do tamanho de flocos de milho.

Rale o queijo e pique o cebolinho. Misture-os até obter uma massa. Depois faça um buraco no centro da mesma e deite o leite nesse espaço que criou. Misture até obter uma massa macia e seca. Adicione mais leite se achar necessário, mas não se sinta tentado a misturar em demasia.

Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e trabalhe-a rapidamente para obter uma forma redonda com cerca de três centímetros de largura. A seguir corte-a em seis fatias triangulares. Pincele a parte de cima das fatias com um pouco de leite, depois rale o queijo que sobra por cima e polvilhe com uma pitada de pimenta.

Unte o interior do cesto da air fryer com uma colher de sopa de azeite. Coloque os scones no cesto e deie a cozinhar durante 12 minutos a 180 graus.

 Pode servir os scones, como recomenda o chef, com um molho simples. Basta misturar o queijo creme com algumas raspas de limão numa tigela pequena, depois regue com uma colher de sopa de azeite virgem extra e tempere com pimenta preta.

Se é fã dos cozinhados do chef britânico, carregue na galeria para ver mais imagens dos pratos do novo restaurante de Jamie Oliver.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT