Ao natural, com umas gotas de limão, gratinadas ou fritas, são várias as formas de provar ostras em Providence, nos Estados Unidos. A cidade conta com mais de 400 milhas dedicadas ao cultivo destes moluscos em aquacultura. Desde o início do ano que as pode provar também numa bebida: foi criada uma vodka com este ingrediente.
A Industrious Spirit Company é a responsável por desenvolver o produto através da marca Isco. Foi criada há um ano e a celebração fez-se com a nova bebida que pode ser consumida simples, com gelo ou em cocktails.
Dan Neff foi o chef responsável por liderar a operação no destilador. O objetivo foi criar uma mistura equilibrada em relação a notas minerais e ao sal do mar, que remete para o sabor característico das ostras.
“Trabalhar no desenvolvimento desta bebida é muito inspirador para todos nós, uma vez que continuamos a dar vida a um espaço que foi anfitrião de tantas coisas semelhantes por muito tempo”, explicou Dan Neff ao “Food&Wine”. O chef fez assim referência ao facto da Isco trazer de volta à cidade a produção de destilados.
Parte da venda das garrafas de Ostreida vão para a Greenwave, uma organização que promove práticas sustentáveis no que diz respeito à produção oceânica.
No Matunuck Oyster Bar, em Providence, é possível provar a Ostreida em cocktails. É incluída, por exemplo, uma espécie de Martini com vinagre de vinho e cebolas, ou uma variação do tradicional Bloody Mary, com sumo de kimchi, condimento típico da gastronomia coreana.