Gourmet e Vinhos

Ouriço-do-mar volta a ser estrela na Ericeira com showcookings e pratos especiais

O festival acontece de 22 a 30 de março e conta com 24 restaurantes aderentes.
Acontece no final deste mês.

Pode não ter o aspeto mais convidativo, mas o ouriço-do-mar é uma verdadeira especialidade nas cozinhas costeiras de todo o mundo. Conhecido pelo seu sabor intenso e ligeiramente salgado, este marisco de textura cremosa é frequentemente comparado ao caviar. Amado por chefs, é um ingrediente de luxo, embora Portugal não esteja entre os países que mais o consomem.

Ainda assim, a Ericeira tem-se afirmado, nos últimos anos, como ponto de encontro dos maiores apreciadores. O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar foi criado em 2015 pelo consultor gastronómico Nuno Nobre com o objetivo de “recuperar e valorizar um produto do mar tão rico mas que era pouco conhecido da maioria das pessoas”, refere.

Nos dois fins de semana do evento (22, 23, 29 e 30 de março), o Seafood Court, situado no piso 2 do Mercado Municipal da Ericeira, estará aberto das 12 às 20 horas para receber os visitantes. E para celebrar os 10 anos do festival, a organização preparou uma programação especial, com destaque para os showcookings, que este ano contam com um cartaz de “luxo”.

Chefs como Athanasios Kargatzidis (“Costa Fria” e “Baron Beirut”), Fagner Businhani (“GoJuu Club”), Nunes (“Real Marisqueira”), Justin Jennings (“Downunder”), Rodrigo Alves (“Ao Lume” e “Talho do Mar Londres”), Carlos Duarte Afonso (“C-A” e “24 Kitchen”), Adam Demanuele (“The Seafood Market Grill Malta”), Miguel Castro e Silva (“Casario” e “Time Out Market”), Habner Gomes (“Yoso”) e José Lopes (“Bon Bon”) vão passar pelo palco do evento e apresentar algumas das melhores receitas com ouriço-do-mar ao longo dos quatro dias.

O festival estende-se ainda aos 24 restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa. Entre 22 e 30 de março, cada um deles terá um prato especial com ouriço-do-mar na carta.

Nuno Nobre garante que “passados 10 anos, é com orgulho que vejo o ouriço ser considerado um ingrediente estrela em restaurantes reconhecidos de todo o mundo e sentir que o festival contribuiu para que o seu futuro (graças ao foco em medidas de proteção e conservação, por exemplo) esteja assegurado.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT