Gourmet e Vinhos

Pague 5€ e prove centenas de vinhos lisboetas e setubalenses durante três dias

O Pátio da Galé, em Lisboa, recebe a iniciativa que conta com workshops e masterclasses gratuitas na programação.
Fotografia: Kelsey Chance no Unsplash.

De 9 a 11 de dezembro, o Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, volta a ser palco da festa Vinhos no Pátio, que se tem dedicado a demonstrar que há muito para conhecer fora das regiões vitivinícolas mais famosas do País. Aqui, durante três dias, os vinhos de Lisboa e da Península de Setúbal são os grandes protagonistas.

Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Barrosinha, Adega de Pegões, Adega Fernão Pó e Quinta do Monte Alegre são alguns dos produtores confirmados na sexta edição do evento. Estes vão apresentar os seus lançamentos mais recentes, entre referências míticas e estreias absolutas.

Além de poder provar cerca de 200 vinhos, o público terá a oportunidade de participar em workshops e masterclasses gratuitas. Estas obrigam, contudo, a inscrição no local e estão sujeitas ao número de lugares disponíveis. Entre as diferentes propostas encontra, por exemplo, “Lisboa, o nervo atlântico” (dia 9, às 20 horas), que será conduzida por Manuel Moreira, da “Revista de Vinhos”.

Segunda a organização, a sessão vai debruçar-se sobre “a variedade de solos, o relevo ondulado de um multiplicidade de encostas e consequentes exposições solares, a proximidade ao oceano e as brisas salgadas, a influência de serras” e tudo o mais que confere um ADN único aos vinhos de Lisboa, “comprovadamente frescos, de boa acidez e mineralidade, com longevidade em garrafa”.

“Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças” (dia 10, às 17h30) e “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho” (dia 10, às 19h30) são duas oficinas a não perder,

A entrada no evento, que pode adquirir no local, custa 5 euros, um valor que inclui copo para prova. Até lá, carregue na galeria para conhecer alguns vinhos nacionais que custam menos de 5€ e que vai querer acrescentar à sua garrafeira particular.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT