A cidade de Ovar, no distrito de Aveiro, é famosa não só pelas suas belas casas cobertas de azulejos, mas também pelo incrível Pão de Ló, que remonta ao século XVIII. O doce, que é uma das principais receitas do Centro de Portugal, foi agora distinguida como um dos melhores bolos do mundo.
De acordo com o portal internacional “The Taste Atlas”, especializado em gastronomia tradicional, o bolo português ocupa a 18.ª posição de um ranking que avalia os 50 melhores doces. É o único representante da doçaria portuguesa na lista.
A classificação foi atribuída por especialistas de cerca de 100 países diferentes. Após avaliarem receitas de várias partes do mundo, reforçaram o título do Pão de Ló ovarense como um dos principais embaixadores da cidade.
Na cidade, fabricam-se milhares destes bolos todos os anos, embora quase nenhum dos produtores locais aposte na exportação do produto. De acordo com a “SIC”, apenas um dos cerca de 20 fabricantes enviam o produto para fora. Em Portugal, o sucesso é comprovado todos os anos. Durante épocas festivas, como a Páscoa e o Natal, o bolo esgota sempre.