gourmet e vinhos

Pão, legumes e fruta em perfeito estado encontrados no lixo de supermercados

O vídeo do Dj Van Breda tornou-se viral no Instagram com mais de um milhão de visualizações e centenas de comentários.
Em duas noite encheu a mesa de casa.

“Tudo isto estava literalmente no lixo”, explicou Dj Van Breda num vídeo partilhado esta segunda-feira, 3 de agosto, no Instagram, enquanto mostrava uma mesa cheia de legumes embalados, fruta, sumos e pão. A publicação tornou-se viral com mais de um milhão de visualizações na rede social e centenas de comentários.

“Encontrámos fruta e legumes com os quais fizemos um excelente batido esta manhã e o qual foi o nosso almoço e jantar.” Na noite anterior, o músico — que na realidade se chama Hugo Brega — já tinha ido com o amigo João Relógio ao lixo de uma grande superfície, a qual não quiseram divulgar, e trouxeram vários alimentos em bom estado para serem consumidos.

“Decidimos voltar ao sítio onde fomos felizes e vou-vos mostrar o resultado. É literalmente assustador. Isto que aqui está foi apanhado, está desinfetado, embalado e acaba o prazo hoje [3 de agosto]. E atenção, nós não trouxemos tudo.”

No vídeo apelaram a quem precisasse de alimentos que entrasse em contacto por mensagem privada. Em poucas horas, os dois amigos conseguiram doar os vários alimentos. “Há pessoas que estão a passar por dificuldades. Isto revolta ainda mais. Se este desperdício revolta quando está tudo normal, isto é completamente inadmissível”, disse no vídeo.

Na noite desta segunda-feira, 3 de agosto, passaram por outro supermercado e o resultado foi idêntico. Dj Van Breda publicou um novo vídeo com mais uma mesa cheia de batata doce, laranjas, maçãs, cenouras e pimentos.

“Pode não estar em perfeito estado para ser vendido, mas para ser doado, nós achamos que sim.” Ainda assim, e apesar do cenário que encontrou nas últimas noites, acredita que há um bom trabalho que está ser feito pelos supermercados e por associações. “Mas ainda há muita coisa que falta ser feita.”

As cadeias não foram identificadas, já que o objetivo não era apontar o dedo e apurar responsabilidades, mas a ação dos responsáveis por aqueles espaços foi bastante criticada. “Quando é que a comida é considerada lixo? Quando é deitada fora? Isto para nós é comida.”

Van Breda e o amigo João Relógio quiseram apelar para um consumo mais responsável com menos desperdício. “Desperdício vai existir sempre. A forma como o tratamos é que tem de mudar.”

Ainda assim, é possível verificar que alguns dos produtos no vídeo pertencem à marca Pingo Doce. Contactada pelo jornal “Dinheiro Vivo”, a cadeia de supermercados manifestou-se preocupada com os relatos do vídeo. “Lamentamos sentidamente esta situação, que é totalmente excecional e que contraria a política da companhia de respeitar os alimentos, desde logo pelo combate a todas as formas de desperdício passíveis de serem evitadas.”

E acrescentou: “O combate ao desperdício alimentar é, para o Pingo Doce, uma missão e um compromisso sério. Fomos, aliás, o primeiro grupo de retalho alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT