Gourmet e Vinhos

Parece que andámos a comer hambúrgueres de forma errada durante todos estes anos

Existe um segredo muito simples para que o pão não fique ensopado e os ingredientes caiam por todos os lados.
Veio mudar tudo.

Os hambúrgueres fazem parte da nossa alimentação desde que éramos miúdos, e isso reflete-se nos vários menus infantis que as cadeias alimentares oferecem, como o Happy Meal, da McDonald’s, ou o King Jr Meal, do Burguer King. E se lhe dissermos que andámos a comer hambúrgueres de forma errada durante todos estes anos? Pelo menos, esse é o grande debate existencial na Internet neste momento.

Todos aqueles que já comeram hambúrgueres, sejam eles vegan ou de carne animal, sabem que é só uma questão de tempo até os pães ficarem ensopados e os ingredientes começarem a cair por todos os lados. Para evitar isto, algumas pessoas comem-nos com garfo e faca — o que pode parecer uma aberração.

Porém, de acordo com alguns “especialistas” das redes sociais, a melhor forma de comermos um hambúrguer no pão é virando-o ao contrário. “Os hambúrgueres são servidos da maneira que são puramente pela estética”, refere Simon Dukes, fundador do blogue “Burger Lad”, em conversa com a “Insider”. 

O perito em hambúrgueres afirma que, visto que o pão superior é mais grosso e forte do que o de baixo, virá-los ao contrário vai fazer com que os ingredientes não comecem a deslizar para fora.

“A coroa [o pão de cima] vai aguentar com o peso de tudo o resto, e há menos probabilidade de se desfazer nas suas mãos. Um verdadeiro especialista em hambúrgueres devia sempre comê-los virados ao contrário”, conclui.

Esta nova estratégia também acaba por funcionar graças à maneira como os ingredientes são tradicionalmente colocados no hambúrguer. Normalmente, a metade superior costuma ficar por cima dos condimentos, exercendo pressão e fazendo com que o pão de baixo fique ensopado. Já a camada de cima, costuma ser protegida por alface. Se o virarmos ao contrário, as nossas mãos ficam então protegidas de toda aquela barafunda por um pão mais resistente e por uma camada de alface.

Este novo debate do século XXI já chegou aos ouvidos de algumas cadeias de fast food. Nos Estados Unidos, a TGI Friday’s lançou um desafio para promover esta nova abordagem ao hambúrguer. No #FlipItChallenge, os clientes apenas têm de tirar uma fotografia ou gravar um vídeo enquanto comem um hambúrguer da empresa da nova “forma correta”. Todos aqueles que participarem habilitam-se a ganhar um vale de aproximadamente 58€.

“Posso dizer que virar o hambúrguer ao contrário é uma verdadeira revelação. Experimentem”, incentiva Charlotte Worthington, a vencedora da medalha de ouro em BMX nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Caso queira tirar as suas próprias conclusões, pode fazê-lo com alguns dos hambúrgueres que lhe trazemos nesta galeria. Só tem de carregar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT