Gourmet e Vinhos

Phenix: a app contra o desperdício alimentar chegou a Coimbra com descontos de 70%

É a mais recente cidade onde a aplicação está disponível. Pode aproveitar em restaurantes, mercearias ou pastelarias.
São mais de 20 os espaços aderentes.

Donuts, pratos de comida portuguesa, peixe e até produtos de mercearia. Estas são algumas das coisas que poderá comprar com um desconto até 70 por cento em Coimbra. A Phenix — a aplicação que ajuda a combater o desperdício alimentar — chegou a mais uma cidade portuguesa — é a sexta em todo o País.

Os espaços que se associados à app apresentam um conjunto de produtos que estão em perfeitas condições, mas não foram vendidos. São considerados excedentes. São vendidos a um preço abaixo do habitual para evitar que sejam deitados fora. Só tem de abrir a aplicação, escolher o quer comprar, pagar e ir recolher os artigos.

Em Coimbra poderá comprar com desconto as sugestões da Cervejaria Reduto, do restaurante Greenside, da Legumes e Outros Vícios, na pastelaria Donuts Lovers, da peixaria Sabores do Mar, do Flor do Vale ou da Bokateria. São mais de 20 os parceiros nesta fase inicial.

A plataforma chegou a Coimbra em 2020, mas até aqui apenas combatia o desperdício em parceria com grandes superfícies e associações sociais. Agora, passou a estar acessível aos utilizadores individuais.

A aplicação da Phenix chegou a Portugal no final de 2019 e conta já com mais de 1.200 parceiros. O serviço está disponível em Lisboa, no Porto, em Aveiro, Viseu e também em Coimbra desde este mês de maio.

Este projeto nasceu em 2014 e está presente em várias cidades de França — como Paris, Lyon, Rennes, Nantes, Grenoble, Montpellier, Toulouse e Dijon — mas também em Lausanne, Renes e Genève, na Suíça.

Desde que foi criada já conseguiu evitar que 22 milhões de refeições fossem para o lixo, bem como o desperdício de 1.800 toneladas de produtos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT