Gourmet e Vinhos

Pingo Doce, Auchan e Continente multados em 24,6 milhões por fixação de preços

A Autoridade da Concorrência anunciou a decisão esta quarta-feira, no resultado de um "esquema de fixação de preços"
A fixação durou 11 anos

Auchan, Pingo Doce, Modelo Continente e Bimbo Donuts. Foram estes os supermercados e empresas condenados pela Autoridade da Concorrência a pagarem um total de 24,6 milhões de euros de multa. Na origem desta decisão está “um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor”.

As quatro entidades combinavam os preços — em prejuízo do consumidor — sem que comunicassem entre si, mas através de um terceiro, um fornecedor comum. Uma prática que, segundo o regulador, “elimina a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços, assegurando melhores níveis de rentabilidade para toda a cadeia de distribuição, incluindo as cadeias de fornecedores e supermercados”.

Nem todos as empresas condenadas pagarão o mesmo valor. Do total de 24,6 milhões de multa, 2,9 caberão à Auchan e ao Modelo Continente. Já o Pingo Doce terá que entregar 7,1 milhões e a Bimbo Donuts, 7,3.

Esta prática terá durado durante pelo menos 11 anos, segundo a nota publicada pela Autoridade da Concorrência. A fixação de preços começou em 2005 e prolongou-se até 2016. “Visou vários produtos Bimbo Donuts, tais como pão de forma, Donuts, Bollycao ou Manhãzitos”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT