Os portugueses até podem adorar bolo-rei, mas a maioria não conhece a história que deu origem ao bolo mais popular do Natal. Na realidade, não se trata de uma invenção nacional — o conceito foi mesmo importado de França. O “Gâteau des Rois” (Bolo de Reis) surgiu durante o reinado de Luís XIV, no século XVIII. Algumas décadas mais tarde chegou finalmente a Portugal e transformou-se num dos elementos indispensáveis de qualquer mesa nesta altura do ano.
No Pingo Doce, o bolo-rei é um sucesso de vendas ano após ano. Por isso mesmo, a marca decidiu elevar ainda mais a qualidade deste bolo para o Natal de 2024, através de uma parceria com uma das melhores pastelarias do País.
“No Pingo Doce procuramos, desde sempre, criar produtos inovadores e de excelência. Queremos levar aos nossos clientes produtos diferenciadores e que se destacam pela qualidade ao melhor preço. E foi com este racional que fomos ter com a Versailles, uma emblemática pastelaria com mais de 100 anos de história, para elevar a experiência que os nossos clientes já tinham quando compravam um bolo-rei nas nossas lojas. Com esta edição especial, vamos levar a todo o país um bolo-rei de qualidade extraordinária.” explica Luís Lobato Almeida, diretor de marca do Pingo Doce.
A icónica pastelaria Versailles, com morada original da Avenida da República, em Lisboa, é um dos pontos obrigatórios para quem quer comprar bolo-rei nesta época. Em dezembro, as filas acumulam-se até ao passeio e o aroma é facilmente reconhecido na rua — uma referência que fará parte da memória de muitos lisboetas.
Agora, pode encontrar uma edição especial no Pingo Doce, que é também resultado deste espírito de partilha. O novo bolo-rei que vai encontrar das lojas, resultou de um trabalho conjunto. O Pingo Doce levou uma equipa de trabalho à fábrica desta pastelaria, ao mesmo tempo que o chefe-pasteleiro da Versailles pôde conhecer as cozinhas e processos de fabrico do supermercado. Após as respetivas diligências técnicas, chegou a hora de pôr, literalmente, a mão na massa em conjunto.
“Tal como nós, o Pingo Doce é uma marca que valoriza a tradição. Quando surgiu esta ideia de criarmos um bolo-rei em conjunto, fez-nos todo o sentido porque, desta forma, a Versailles consegue levar um pouco da sua história e da pastelaria tradicional a todo o País, em parceria com uma marca que partilha dos mesmos valores”, afirma Sérgio Nunes, sócio-gerente da pastelaria Versailles.
Este bolo-rei será diferente do original da icónica pastelaria, mas recorre às “melhores técnicas e segredos para criar um bolo excecional, feito com algumas adaptações para uma produção em grande escala”.
O segredo da receita mantém-se por revelar. A única certeza é que será o bolo-rei que todos os clientes poderão encontrar nas lojas Pingo Doce este Natal por 8,99€/kg. Nas prateleiras ao seu lado estará a restante pastelaria tradicional de época para completar a mesa, como o bolo-rainha, bolo castelar, sonhos, rabanadas e várias outras opções.