Gourmet e Vinhos

Pingo Doce reforça medidas de higiene e segurança

Todos os dias são usados mais de cinco mil litros de desinfetante para higienizar as lojas e 1500 litros de álcool gel.
Pandemia obriga a maior reforço de medidas.

O Pingo Doce reforçou as medidas de higiene e segurança numa altura em que o País se encontra numa nova fase de desconfinamento. A cadeia está a desinfetar os carrinhos e cestos após cada utilização, higienizando mais de 260 mil por dia. O conjunto de medidas chama-se “Compras Seguras” e está a ser implementado em todas as lojas.

O Pingo Doce afirma que está a usar mais de cinco mil litros de desinfetante por dia para higienizar as lojas e 1500 litros de álcool gel para a desinfeção das mãos dos funcionários, que o fazem a cada 30 minutos, bem como dos clientes, com os dispensadores que se encontram à entrada dos espaços.

Os equipamentos mais utilizados — como as portas dos frigoríficos e arcas, as máquinas para tirar senhas, as de sumo de laranja e as de pagamento, bem como os tapetes das caixas — são desinfetados várias vezes por dia.

As caixas e balcões têm agora acrílicos — ao todo, são mais de 3200 — e há fitas de distanciamentos nos pavimentos. De qualquer forma, há algo que não deve de maneira alguma fazer quando está no supermercado.

William Lang, médico na clínica WorldClinic, nos Estados Unidos, disse ao “Eat This, Not That” que não deve tocar na cara durante o período em que está na caixa de pagamento.

“É difícil porque as pessoas sem pensar nisso tocam no rosto umas 30 vezes por hora”, explicou. Referiu também que o uso de gel pode não ser por si só uma solução. “O álcool gel precisa de tempo suficiente para matar o vírus e a maioria das pessoas não usa o suficiente para manter as mãos molhadas com o álcool.

O uso de máscara, que agora é obrigatório, ajuda a que mesmo que levar as mãos de forma involuntária tenha menos hipóteses de ser contagiado, visto que tem esta proteção. “A maior coisa que possibilita a transmissão do vírus são as nossas mãos”, refere Lang.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT