Gourmet e Vinhos

Portugal eleito “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo”

O prémio destaca o compromisso do nosso País com a excelência nos setores vitivinícola e turísticos.
O melhor.

Portugal consolidou a sua posição de destaque no enoturismo mundial, tendo sido distinguido como o “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo” pela FIBEGA (Feira Internacional de Turismo Gastronómico), em Madrid, a 27 de novembro.

O prémio agora conquistado reconhece o empenho nacional na excelência vitivinícola e turística, e é ainda mais significativo após três quintas portuguesas figurarem entre as 50 melhores do mundo nos World’s Best Vineyards.

Com 14 regiões vinícolas, 190 mil hectares de vinha (o nono maior produtor mundial) e mais de 250 castas autóctones (a terceira maior diversidade global), Portugal possui um património vitivinícola ancestral.

“Este reconhecimento internacional reflete o trabalho conjunto entre produtores, empresas e entidades públicas e privadas, do qual o Turismo de Portugal se orgulha”, salienta o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

A distinção sublinha a importância de “continuar a inovar, a desenvolver parcerias e a qualificar a oferta com experiências autênticas e sofisticadas, que estabeleçam ligações entre os visitantes, o território e as comunidades” reforçando o compromisso com a excelência no setor.

O enoturismo tem sido fundamental na diversificação e valorização da oferta turística nacional, como demonstra a liderança no The Wine Lover’s Index em 2023 e 2024, ultrapassando países como Itália, Espanha e França. Desde 2019, o Programa de Ação para o Enoturismo já apoiou mais de 80 projetos, com um investimento superior a 94 milhões de euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT