O TasteAtlas divulgou a lista dos 100 melhores pães do mundo e Portugal volta a destacar-se. O pão alentejano conquistou o sexto lugar e é descrito como “um pão ideal para refeições” onde “a crosta grossa e rústica contrasta lindamente com o miolo macio e arejado”.
A plataforma gastronómica criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015, elabora anualmente rankings das melhores gastronomias e pratos do mundo, com base nas avaliações dos utilizadores. Portugal, que tem sido frequentemente reconhecido pelo site em várias categorias, garantiu este ano sete lugares na lista dos melhores pães.
Além do pão alentejano, as ilhas também foram distinguidas. O bolo do caco, da Madeira, alcançou a 10.ª posição, enquanto o bolo lêvedo, dos Açores, ficou em 50.º lugar. O folar de Chaves (54.º), o folar de Valpaços (59.º), a broa de milho (74.º) e a broa tradicional (100.º) completam o conjunto de pães portugueses presentes no ranking.
No topo da lista, a Índia foi o grande vencedor, ocupando as duas primeiras posições. O primeiro lugar foi para o naan com manteiga e alho, um pão achatado tradicional feito com farinha, fermento em pó, sal, açúcar e dahi. O segundo posto foi para o kulcha de Amritsari, uma versão recheada com batatas, cebolas, queijo cottage e especiarias, geralmente guarnecido com sementes de coentro e pimenta vermelha em pó.
O terceiro lugar foi atribuído à Turquia com o çarşamba pidesi, uma torta macia feita com massa fermentada de sourdough e recheada com carne moída, cebolas, pimenta e sal.