Gourmet e Vinhos

Portugal vai receber a maior competição de queijos do mundo

O World Cheese Awards vai contar com produtores de cerca de 40 países, além de mais de 4.500 queijos a concurso.
É a primeira vez que decorre em Portugal.

Conhecidos como os Óscares dos Queijos, o World Cheese Awards é a maior competição deste produto no mundo. Volvidos 36 anos desde a primeira edição, o evento vai decorrer pela primeira vez em Portugal, mais especificamente em Viseu, entre 15 e 17 de novembro.

Durante estes dias, vão-se reunir na cidade cerca de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países. O júri será composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Entre os jurados haverá 35 profissionais portugueses, abrangendo especialistas neste alimento, críticos gastronómicos e chefs.

“Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36ª edição dos prémios”, afirma John Farrand, um dos organizadores. “Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”.

“Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira”, acrescenta Bruno Filipe Costa, um dos promotores do evento em Portugal. A escolha da cidade para receber esta primeira edição do evento em território nacional acabou por surgir de forma natural, já que a região “possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência”, a par de um rico legado histórico na produção de queijo, “ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela”.

No ano passado, o concurso decorreu na cidade de Trondheim, na Noruega, e recebeu 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos. A organização em Portugal espera ultrapassar todos estes números em novembro, batendo assim novos recordes no World Cheese Awards.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT