O pão é presença garantida na mesa dos portugueses, mas as previsões para 2025 não são animadoras. Segundo a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP), o preço do pão deverá voltar a subir no próximo ano.
“Para 2025, espera-se que o preço do pão continue a subir. Este aumento é impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, como matérias-primas, e o aumento do salário mínimo para 870 euros no início de 2025”, refere Deborah Barbosa, presidente da direção da ACIP, citada pela SIC Notícias.
A estes fatores somam-se os crescentes custos de energia e transporte, que impactarão diretamente os preços. Embora a percentagem exata do aumento ainda não seja conhecida, a ACIP destaca que Portugal tem o preço do pão por quilograma mais baixo da União Europeia.
Apesar de as vendas terem crescido em padarias e pastelarias, os portugueses estão a comprar em menores quantidades. Os favoritos continuam a ser o pão tradicional e os pastéis de nata, mas as opções mais saudáveis têm vindo a ganhar adeptos.
Com a aproximação do Natal, a ACIP prevê um aumento no volume de compras, ou, pelo menos, resultados semelhantes aos registados no ano anterior.