Gourmet e Vinhos

Preço dos bens alimentares essenciais aumentaram quase 7€ na última semana

A revelação é feita pela DECO e abrange as alterações sentidas na primeira semana de abril.
São más notícias

Foi de exatamente 6,76 euros o aumento registado pela DECO Proteste no cabaz de bens alimentares essenciais composto por 63 produtos. Isto significa que, na primeira semana de abril, o custo sofreu um aumento percentual de 3,47.

Comparativamente ao preço antes do eclodir da guerra na Ucrânia, apontada como um dos principais fatores desta subida, o valor do mesmo cabaz aumentou num total de 18,05 euros. Isto significa que o conjunto de bens alimentares — que inclui, por exemplo, batatas, maçãs, laranjas, esparguete, açúcar, queijou ou manteiga — passou de custar 183,63 para 201,68 euros.

A mesma taxa de subida não é semelhante em todos os alimentos. Entre os que mais aumentaram está, por exemplo, a pescada, com um acréscimo de 64 por cento no preço, cerca de 4,07 euros. Seguem-se os cereais, com aumentos de 23 e 15 por cento.

“Se analisarmos exclusivamente as categorias de produto com maior subida de preço entre 6 e 13 de abril, a carne e o peixe são as que mais se destacam, com incrementos de 11,78% e 17,74%, respetivamente”, nota a DECO.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT