Gourmet e Vinhos

Prepare a carteira: o melhor vinho português é alentejano e custa 100€

Foi selecionado entre 13 mil referências nacionais a concurso, após ser avaliado por 132 especialistas.
Perfeito para as refeições.

O melhor vinho português, o Júlio B. Bastos Alicante Bouschet 2018, é produzido na Quinta Dona Maria, localizada em Estremoz, no Alentejo. Este tinto foi o grande vencedor da 11.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, cujo objetivo é destacar e dar a conhecer as melhores opções das diferentes regiões vinícolas do País.

Antes conhecida como Quinta do Carmo, a propriedade foi adquirida por Júlio Bastos em 2003. A primeira vindima foi realizada com uvas provenientes de uma vinha com mais de 70 anos, cujas varas foram plantadas a partir da primeira vinha de Alicante Bouschet, mantendo assim o clone original. Com 150 anos de história e experiência na produção de vinho, a família de Júlio Bastos tem uma longa tradição neste setor.

A propriedade, com 80 hectares, ganhou este nome no século XVIII quando o rei D. João V a comprou para oferecer a D. Maria, como prova de amor. Atualmente, é na Quinta Dona Maria que Júlio Bastos produz o vinho de homenagem ao pai, Júlio Bandeira Bastos, agora premiado. Após a morte do progenitor, em 1988, Júlio começou a comercializar os vinhos nacional e internacionalmente, consolidando assim o reconhecimento da qualidade da vitivinícola.

O grande vencedor de 2024.

Apresenta uma cor opaca e roxa, com aromas de tinta, frutas do bosque e bálsamo. Na boca revela-se amplo, denso e suave, com taninos maduros e redondos. É resultado da seleção de uvas provenientes de vinhas antigas de Alicante Bouschet. Após serem esmagadas em lagares de mármore e vinificadas a temperaturas controladas, o vinho estagia em barricas novas de carvalho francês por 14 meses.

O vinho alentejano foi o vencedor entre 13 mil referências nacionais a concurso, após ser avaliado por 132 especialistas (108 nacionais e 24 internacionais). Os concorrentes foram avaliados em sete critérios, incluindo qualidade do sabor, sensação na boca, duração dos sabores após a prova, variedade de aromas e capacidade de envelhecimento.

É conhecido pela sua complexidade e elegância. Esta opção harmoniza bem com carnes vermelhas e pratos como cozido à portuguesa e lasanha. A riqueza e variedade dos sabores destas escolhas vão combinar na perfeição. 

O Júlio B. Bastos Alicante Bouschet 2018 está à venda online na garrafeira Granvine e custa 99,89€.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT