gourmet e vinhos

Pretzels, cervejas e salsichas: é assim que pode fazer uma Oktoberfest em casa

Mostramos-lhe as receitas mais simples que pode preparar e como encomendar referências de todo o mundo, incluindo da Alemanha.
O festival foi cancelado, mas a festa continua.

Era por esta altura que Munique se enchia de canecas de cerveja, petiscos e trajes tradicionais. A Oktoberfest deste ano foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Ainda assim, a festa da cerveja pode ser feita, se bem que com alguns cuidados. Em bares em Portugal, por exemplo, foram criados eventos pontuais, sempre a cumprir as indicações de segurança para evitar contágios.

Também em casa pode organizar uma pequena Oktoberfest com tudo a que tem direito. Convide poucos amigos, ou divida o número em dias diferentes, prepare os petiscos tradicionais da festa alemãs e encha copos de cerveja com variedades que não tinha provado até aqui.

Mostramos-lhe como fazer os típicos pretzels, mas também a receita de umas salsichas que nunca faltam em nenhum restaurante da Alemanha. E claro, a rainha da festa, a cerveja. Pode passar por um supermercado e desenrascar ou seguir as dicas para encomendar outro tipo de variedades.

A comida

Pretzels

Não podiam faltar.

Do que precisa

1 colher de sopa de fermento

1/4 de chávena de água quente

1 colheres de sopa de açúcar

4 chávenas de farinha

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Como se faz

Numa tigela junte o fermento, a água, a farinha e o sal. Misture bem e deixe repousar durante 10 minutos. Depois deste tempo, junte mais um pouco de água e farinha. Leve a massa para uma superfície enfarinhada. Amasse durante alguns minutes e deixe levedar durante uma meia hora.

Passado esse tempo. Estique a massa com a ajuda de um rolo até formar um retângulo. Corte tiras com dois centímetros de largura e modele no formato de um pretzel.

Dilua o bicarbonato de sódio num litro de água e mergulhe os pretzels. Assim vão focar crocantes por fora e macios no interior. Leve-os ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-os com a manteiga derretida e salpique com um pouco de sal.

Coza-os durante 15 minutos durante 250ºC.

Panquecas de batata

Outra as sugestões tradicionais.

Do que precisa

3 batatas

meia cebola

1 colher de chá de sal

pimenta moída q.b.

noz moscada q.b.

1 ovo

meia chávena de óleo

Como se faz

Rale as batatas e esprema-as com a ajuda de um pano para retirar o máximo do líquido. Junte sal, pimenta, noz moscada e o ovo até obter um preparado homogéneo. Rale também a cebola e misture à batata.

Aqueça o óleo e coloque colheres da mistura a fritar. Frite de ambos os lados até ficar dourado. Retire e absorva o excesso de óleo com papel de cozinha. Sirva com um puré de maçã.

Salsichas

A receita é muito fácil.

Do que precisa

2 colheres de chá de azeite

6 salsichas tipo bratwurst

1 cebola grande

1 copo de cerveja

Como se faz

Coloque o azeite na frigideira e deixe aquecer. Frite as salsichas de ambos os lados. Retire e faça o mesmo com a cebola cortada em rodelas. Cozinhe até ficarem moles. Junte as salsichas e a cerveja até que reduza. Está ponto a comer.

As cervejas

Pode ir ao supermercado, mas por vezes não encontra sugestões assim tão diferentes, dependo do espaço onde vai. Ainda assim, há sempre a possibilidade de comprar online tanto referências nacionais como estrangeiras de estilos diferentes.

É o caso do Armazém da Cerveja. Contam com mais de 200 referências. As mais recentes novidades chegam da Garage Beer Co. de Barcelona, em Espanha, e da Alefarm, da Dinamarca. É no site que pode conhecer todas as sugestões que podem ser pedidas.

Há muito para experimentar.

A Beerfreaks tem várias marcas nacionais no portfólio, que fazia chegar aos vários bares da cidade. Agora as entregas são feitas ao domicílio. No Porto os pedidos custam 4€. Para o resto do País ficam a 6€. Dois Corvos, 8ª Colina e Northern Monk são algumas das marcas com que trabalham. É online que pode conhecer tudo.

Tal como em Lisboa, a cerveja Musa chega também às casas no Porto. Tem disponíveis caixas com 12 garrafas. A entrega é grátis e ainda estão a fazer descontos de 20 por cento. Os pedidos são feitos pela loja online da marca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT