Este sábado, 7 de setembro, fez-se história na cidade alentejana de Vendas Novas. Cerca de mil pessoas provaram a “maior bifana do mundo”, recorde estabelecido no âmbito das Festas do Concelho. A sandes tinha uns impressionantes 15 metros de comprimento — o pão foi produzido por uma panificadora local e as bifanas foram preparadas por sete estabelecimentos.
Tudo começou por volta das 20 horas, com a disposição das mesas que sustentaram a sanduíche megalómana da iguaria. O recheio ficou a cargo da Bifanas & Companhia, Bifanas do Patrão, O Canto das Bifanas, A Chaminé, Mercado das Bifanas, Rulote O Menino de Ouro e O Silva. Cada um apresentou a sua receita única, utilizando aproximadamente 32 quilos de lombo de porco e 50 quilos de farinha na confeção do pão.
A iniciativa foi um sucesso e deixou “vontade de ir mais longe”, adiantou o autarca Valentino Salgado Cunha. Revelou ainda que a iniciativa cumpriu os seus objetivos e que estão já ansiosos para novas edições no próximo ano, conforme citado pelo diário “Público”.
Apesar de ser um feito histórico para este símbolo gastronómico, ainda não há confirmação se a criação será oficialmente reconhecida pelo Guiness World Records. Contudo, o edil mostrou-se determinado a “aumentar o tamanho” da bifana em futuras edições.
“Iremos analisar e ver o que é necessário para isso. Não quero comprometer-me demasiado, uma vez que o principal objetivo é promover a bifana de Vendas Novas em Portugal, do Minho ao Algarve”, acrescentou.
A iniciativa surgiu para comemorar os 62 anos do concelho de Vendas Novas. As festividades começaram na sexta-feira, 6 de setembro, e prolongam-se até este domingo (8), oferecendo entrada gratuita e promovendo Vendas Novas como a Capital da Bifana, com o intuito de “afirmar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana, destacando a diferenciação deste produto relativamente a outros similares”, pode ler-se no site oficial da Câmara Municipal.
Além da produção da enorme bifana, também foi realizado o concurso “Rei e Rainha da Bifana”, onde foram premiados os participantes (masculino e feminino) que devoraram mais bifanas em apenas 10 minutos. Às 18 horas, o chef Fábio Bernardino conduziu um showcooking, reinterpretando a clássica bifana com uma fusão de tradição e alta gastronomia, apresentando novas abordagens e sabores para esta especialidade.