Gourmet e Vinhos

Queijaria do Monte chega a Alvalade com mais de 300 tipos de queijo

O negócio começou no Estoril e agora instalou-se na capital, com vários vinhos e produtos de todo o mundo.
A nova queijaria lisboeta tem uma vasta gama de produtos.

Três amigos lançaram-se no universo da venda de queijo com a abertura da Queijaria do Monte, a 9 de junho de 2021, no Estoril. Pouco depois, receberam uma encomenda de grande fôlego, ainda por cima no dia de aniversário do sócio Tiago Pinto Carneiro, recorda à NiT a CEO Diana de Mello.

“Eu e o Tiago fomos fazer uma estação de queijo a um evento corporativo em Lisboa, para uma das maiores empresas automóveis do mundo. Em apenas seis horas, servimos quase 40 quilos de queijo! Chegámos a casa com o sol a nascer, foi um batismo de fogo.”

Um número impressionante, mas ainda assim pálido quando comparado com outro. “Vendemos anualmente cerca de 10 toneladas de Parmigiano Reggiano DOP de 24 meses de cura, sempre com as entregas asseguradas por nós.”

A marca nasceu do amor a queijos e vinhos partilhado pelos empreendedores. Diana, 38 anos, está 100 por cento dedicada ao projeto, sendo dela a escolha diária dos produtos que integram a loja. Tiago, 37, é diretor de estratégia numa empresa do setor alimentar. Na Queijaria do Monte, é o mais ativo na promoção do negócio B2B (business-to-business). Duarte Conceição, 45, é o CEO de uma empresa tecnológica e, em conjunto com Tiago, escolhe as referências de vinho (a dupla também dinamiza o Clube de Vinhos da Linha).

Diana explica que a ideia de entrar neste negócio foi também a identificação da oportunidade. “Percebemos que existia uma lacuna na oferta deste tipo de produtos em Cascais e no Estoril, o que nos levou a criar a loja de queijos e produtos gourmet. O nosso critério é simples: só disponibilizamos produtos que já experimentámos e fazem parte do nosso quotidiano em casa.”

Quanto ao novo espaço lisboeta, em soft opening desde 25 de outubro, surge como o passo certo rumo à expansão. “Acreditamos que é importante dar a todos a oportunidade de saborear os melhores queijos do mundo. A abertura em Alvalade é um reflexo dessa ambição e da confiança no sucesso e na singularidade do projeto. Tentámos escolher uma loja com o mesmo tipo de espaço e forma da original, para tornar a experiência semelhante.”

A exigência posta no segundo local de venda, para não haver diferenças relativamente à loja do Estoril, vê-se no número de produtos disponíveis, incluindo vinhos, utensílios e enchidos. O rei da festa, porém, já se sabe qual é. “Oferecemos uma gama extensa que ultrapassa os 300 tipos de queijo, variando na loja entre 70 a 150, dependendo da estação do ano, para garantir uma oferta sempre fresca e diversificada.”

A origem nacional predomina, mas está longe de dominar. “O que nos distingue é a seleção internacional, incluindo queijos de geografias como França, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Suíça. Esta variedade permite aos clientes embarcarem numa viagem gastronómica como poucas.”

A Queijaria do Monte também disponibiliza um serviço de aconselhamento para eventos. “Prestamos consultoria personalizada tanto para pequenos jantares, com apenas quatro pessoas, como para grandes reuniões corporativas com centenas de participantes. Este serviço inclui a seleção de queijos e a criação de ementas que se adequem perfeitamente ao evento.”

Quem entra nas lojas tem ainda possibilidade de saborear o que pondera levar para casa. “Temos uma área dedicada à degustação de queijos. Esta degustação pode ser complementada com uma seleção de vinhos, disponíveis para venda, criando a harmonização perfeita entre os dois produtos. Essa abordagem não só surpreende como fideliza os clientes, proporcionando-lhes uma experiência memorável a cada visita.”

A chegada a Alvalade é um triunfo da marca, mas não a meta – essa desenha-se com outras ambições. “Os nossos planos de expansão visam consolidar a Queijaria do Monte como a principal referência no mercado de queijos em Portugal. Para isso, temos intenção de abrir mais lojas, tanto em Lisboa como noutras cidades do País. Além disso, estamos a estudar a expansão a outros canais de venda.”

A loja tem à venda queijos de todo o mundo.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Luís Augusto Palmeirim 1E
    1700-272 Lisboa
  • HORÁRIO
  • 12 às 20h (segunda)
  • 10h30 às 20h (terça a sexta)
  • 9 às 20h (sábado)
  • (encerra ao domingo)
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Mercearia

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT