Gourmet e Vinhos

Quem devolver as embalagens usadas de bebidas vai ganhar (muitos) prémios

Os dois projetos já recolheram mais de 18 milhões de embalagens de plástico. Agora regressam para mais uma edição.
Há 34 pontos de recolha.

Até junho de 2022, a entrega de embalagens de bebidas nos espaços comerciais para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novos produtos é sinónimo de ganhar pontos e prémios.

Isto acontece devido ao regresso de mais uma edição, após o sucesso da anterior, dos programas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”. Sensibilizar os consumidores para os benefícios de praticar uma economia circular e desenvolver a sua consciência ambiental são os grandes objetivos das iniciativas.

“A partir de agora, cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis”, explica a iniciativa em comunicado.

Os participantes são assim motivados a deixarem as embalagens para as quais já não encontram utilidade numa das máquinas de recolha automática disponíveis nos espaços comerciais aderentes — há 34 pontos de recolha espalhados pelo País.

Além da possibilidade de trocar pontos por prémios — cujo catálogo só vai estar disponível a partir de dia 31 de janeiro —, os utilizadores destas plataformas ficam “imediatamente habilitados a participar em passatempos semanais e mensais”.

Na primeira fase do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues num dos 23 pontos de recolha que disponibiliza em todo o País, o que possibilitou a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET para dar origem a material reciclado de elevada qualidade.

Já o ‘Bebidas+Circulares’ , que funciona apenas no concelho de Lisboa, contribuiu para a recolha de mais de dois milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, que correspondem a perto de 150 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem, de acordo com a organização.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT