Gourmet e Vinhos

A receita de pão com chouriço que Clara de Sousa cozinha para os jantares com amigos

O salgado é associado às festas e às feiras populares, mas esta versão caseira promete ser igualmente saborosa.
É uma boa sugestão para entrada.

É estrela de feiras, festivais e sinónimo de petisco para forrar o estômago no final de uma noitada. É quase sempre assim que encaramos o pão com chouriço, mas a jornalista da SIC Clara de Sousa tem uma opinião diferente. 

A pivô, que também faz sucesso online com as suas receitas — e faz desde março parte do Universo NiT —, criou uma versão igualmente tentadora que pode ser feita em casa.

No seu renovado site, Clara de Sousa, de 56 anos, detalha ao pormenor como faz este pão de chouriço caseiro que se transformou num verdadeiro fenómeno entre os amigos nos jantares lá em casa. “Garanto: é sempre um sucesso. Desaparece. Na fase das entradas vai-se a maior parte… e o resto não demora muito”, refere.

Ainda assim, a receita também pode ser servida como prato principal, acompanhada por um caldo verde, por exemplo. Caso não seja fã de chouriço, pode sempre trocá-lo por outro tipo de enchido, como a farinheira. 

Do que precisa:

—  500 gramas de farinha T65 sem fermento
— 450 mililitros de água morna (máximo 38 graus)
— 5 gramas fermento seco de padeiro
— 1,5 colher de chá de sal
— 2 colheres de chá de açúcar
— farinha extra para polvilhar
— 1 chouriço de carne (180 a 200 gramas)

Como se faz:

Comece por misturar o fermento e o açúcar na água morna e reserve durante 10 minutos. Quando terminar esse tempo, o líquido tem de apresentar bolhas à superfície, caso contrário o fermento não foi ativado (seja por ter usado água demasiado quente ou por estar fora de prazo).

Entretanto, retire a pele ao chouriço e corte-o em cubos pequenos. Numa taça, usando uma espátula ou colher de pau, misture a farinha, o sal e o líquido com o fermento. Depois envolva o chouriço, cubra com película e deixe levedar até obter o dobro da quantidade.

Coloque o preparado obtido numa forma com papel vegetal untado com spray ou pincelado com óleo. Polvilhe com farinha, cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro. Depois leve ao forno pré-aquecido a 220 graus e deixe cozer durante 25 minutos, seguidos de mais 20 minutos a 240 graus. Retire o pão do forno e depois da forma e deixe-o arrefecer, antes de o abrir.

Carregue na galeria para conhecer outros pães que pode preparar em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT