Gourmet e Vinhos

Sabia que o formato da garrafa pode influenciar a qualidade do vinho?

Os enólogos da CARMIM explicam à NiT de que forma a quantidade de ar tem impacto no envelhecimento do vinho e no seu sabor.
A escolha para ocasiões especiais.

Se quisermos ter uma refeição a sós, ou acompanhados apenas por alguém que conhecemos bem, uma pequena garrafa de vinho poderá ser suficiente. Mas não cometa o erro de pensar que as garrafas de grande formato servem apenas para servir um grupo de amigos ou numa mesa de família. Isso não é bem assim, até porque este design tem enormes vantagens para a qualidade da bebida.

Tudo começa com algo tão simples como o ar. Literalmente, o ar. O oxigénio é um elemento super importante no processo de envelhecimento. 

“Embora o oxigénio seja essencial para o processo de evolução dos vinhos, quando é em excesso pode levar à oxidação, o que pode ser muito prejudicial”, explica Rui Veladas, diretor de produção e enólogo CARMIM.

Numa garrafa normal (de 0,75 litros), a relação entre o oxigénio — presente no pequeno espaço de ar entre o vinho e a rolha — e o volume de vinho é relativamente elevada. No entanto, numa garrafa de maior volume (de 1,5 ou 3 litros), este rácio é significativamente mais baixo. Embora ambas as garrafas tenham uma quantidade semelhante de oxigénio no gargalo, as maiores contêm o dobro da quantidade de vinho, o que significa que cada unidade está exposta a menos oxigénio.

“Esta exposição mais lenta e controlada ao oxigénio numa garrafa de maior volume resulta num processo de envelhecimento mais gradual e consistente, ajudando o vinho a manter a fruta e frescura. Isso evita o envelhecimento prematuro”, acrescenta.

A estabilidade da temperatura também é diferente entre estes formatos. Uma garrafa maior, como tem mais volume — e, portanto, maior massa térmica —, é menos suscetível às mudanças de temperatura. Assim, o vinho envelhece de forma mais apurada, sem os riscos associados aos picos de temperatura que podem ser mais problemáticos para as garrafas pequenas.

“Quer seja para uma ocasião especial ou para um envelhecimento a longo prazo, a escolha de uma garrafa de maior volume é uma decisão que pode melhorar a qualidade, a complexidade e a experiência geral de consumo. Para aqueles que apreciam a arte de envelhecer o vinho, as garrafas de maior volume não são apenas uma garrafa maior, são um ‘recipiente’ superior para desenvolver vinhos no seu melhor”, conclui o enólogo da CARMIM.

Se este formato já faz parte do seu consumo ou se gostaria de o experimentar, tome nota, pois algumas das opções de grande formato da CARMIM estarão em promoção nesta Black Friday. Basta ir ao site nos dias 29 e 30 de novembro para descobrir quais os rótulos com desconto.

Carregue na galeria para conhecer algumas opções de garrafas de vinho em grande formato, da marca portuguesa.

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a CARMIM.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT