A Frutaria São Vicente fica perto do mercado de Alvalade, em Lisboa. A proximidade com as bancas da fruta e vegetais não impediram Joaquim Pimenta e Pedro Silva, ambos com 30 anos, de abrirem portas. “A ideia foi criar um conceito de loja único, com fruta verdadeira, com cheiro natural, com pessoas e não apenas com funcionários. Tudo com paixão”, explicam à NiT.
A loja abriu no início de outubro na Rua Luís Augusto Palmeirim. Ambos trabalhavam na secção de frutas e legumes de um supermercado e pensaram em fazer algo diferente. “Quisemos trazer um conceito diferenciador inspirado na tradicional frutaria de bairro, mas que melhore a experiência de compra de frescos e explore as tendências atuais com a sustentabilidade e a preocupação com o bem estar.”
Demoraram três meses a pôr o projeto de pé. Logo à entrada colocaram caixas com algumas frutas e legumes. A oferta continua no interior. Meloas, mangas, kiwi, coco, ananás, maracujá, laranjas e tangerinas, ameixa, pêras e maçãs, papaia e bananas, são alguns dos frutos que se acomodam nas prateleiras. Também por lá encontra cogumelos, tomate, pimentos, courgete, pepino, cenoura ou alho francês, nas filas reservadas aos legumes.
A zona da venda a granel com frutos secos, fruta desidratada e leguminosas — tem sido a mais procurada pelos clientes que os visitam. “A reação tem sido muito positiva. Tentámos aliar uma experiência única de consumo com um preço ajustado ao poder de compra.” Há ainda uma área dedicada a artigos de padaria com pão que chega de Mafra.
A escolha deste bairro foi pensada ao pormenor pelos dois responsáveis. “Começámos por Alvalade por causa da elevada densidade de comércio tradicional que já existia, mas estamos a atentos a outras oportunidades.” A procura de lojas noutras localizações da cidade não está descartada.
“Por enquanto queremos consolidar o conceito com esta loja piloto e, no futuro, procurar localizações dentro da zona metropolitana de Lisboa.”
Outro dos objetivos passa por ter toda a oferta da loja disponível em delivery. Estão a fechar uma parceria com a Glovo e contam anunciar a novidade em breve, através das redes sociais.
O nome para a frutaria — São Vicente — não foi escolhido ao acaso. “É o padroeiro da cidade de Lisboa, apesar da maioria das pessoas pensar que é o Santo António. A sua história de mártir é para nós um exemplo de persistência e luta pelos seus valores e serve de inspiração para a nossa vida profissional e pessoal.”
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