Gourmet e Vinhos

Secret Tab: a aplicação que lhe oferece 2 cocktails todos os dias (por 15€ mensais)

Segundo o fundador, já ajudou os utilizadores a pouparem 200€ por mês. Topo e Mama Shelter são alguns dos espaços aderentes.
Uma aplicação única no País.

Quando tinha 26 anos, Charlie Baron criou um serviço que acabou por fazer mais de um milhão de euros. A ChargedUp, assim se chamava, permitia alugar powerbanks para carregar o telemóvel em vários pontos espalhados pelo Reino Unido (mais de cinco mil, para sermos específicos). Acabou por vender a sua parte na empresa e, há cerca de um ano, mudou-se para Lisboa — e com muitas ideias em mente.

“Sempre tinha vivido em Londres, mas queria algo novo, com outro estilo de vida. Aqui, o clima é mais quente e consigo ser mais ativo. Estou perto da praia e ganhei novos interesses, como o padel”, conta à NiT. Apesar de ter vários hobbies, não se esqueceu da sua verdadeira paixão: o empreendedorismo.

Agora com 29 anos, lançou a Secret Tab em junho, uma aplicação que já está a ser muito comentada nas redes sociais, especialmente no TikTok. O funcionamento é bastante simples: diariamente, os utilizadores recebem uma notificação no telemóvel com o nome de um bar em Lisboa. Quando lá chegam, podem pedir gratuitamente dois cocktails, copos de cerveja ou vinho. A mensalidade custa 14,99€.

O britânico teve a ideia quando veio para a capital. Com tanta oferta, rapidamente percebeu que era difícil escolher um bar e, acima de tudo, fazer novas amizades. “Falei com outros nómadas digitais que também tinham o mesmo problema, e fiquei inspirado a dar algo meu à cidade, com muitos descontos pelo meio”, explica.

Charlie também está ciente de que ir sair à noite é cada vez mais caro. Os cocktails ultrapassam, muitas vezes, os 10€, o que acaba por desmotivar as pessoas. “É a minha forma de as incentivar a saírem de casa e partirem à descoberta de novos lugares”, garante.

Começou o projeto sozinho e, no início, era ele que ia aos bares apresentar o conceito. Agora, tem já tem uma equipa “ligeiramente maior”: conta com a ajuda de uma brasileira e de português que “conhecem bem a cidade e todos os recantos secretos”. “Agora são eles que agora vão aos espaços apresentar a app, e tem resultado bastante bem”, assegura o empreendedor.

Só tem de mostrar a aplicação aos bartenders.

A Secret Tap já conta com mais de 50 parceiros — e não quer ficar por aqui. O Bom, O Mau e o Vilão, Machibombo, Topo, Mama Shelter e o Black Sheep são apenas alguns exemplos.

O acordo firmado entre ambas as entidades garante bebidas especiais aos utilizadores da app, que não são disponibilizadas ao público geral. Cada bar disponibiliza cerca de 100 copos aos membros da Secret Tab. Quando esta reserva chegar ao fim, terá de tentar a sua sorte noutro dia —; por isso, é melhor não ser o último a chegar.

A notificação chega ao smartphone dos utilizadores entre as 14 e as 18 horas. “É mais fácil receberem os cocktails durante os dias de semana, porque deve haver menos afluência”, assegura Charlie. Atualmente, o projeto já tem cerca de 200 subscritores — “setembro está a ser o melhor mês”. Vai continuar a apostar no marketing, mas confessa que a galinha de ovos de ouro da app é o passa-palavra. “À medida que formos crescendo, vamos começar a ter colaborações com restaurantes, com a Bolt, entrada em eventos musicais”, entre muitos outros.

Segundo o que o empresário nos conta — e aquilo que explica no site — os utilizadores poupam, em média, 200€ por mês em bebidas. Até ao final de outubro, pretende estar presente no Porto. O objetivo seguinte é chegar além-fronteiras, especificamente a Madrid e Barcelona, em Espanha.

Charlie Baron, o fundador.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT