De 2021 para 2022, o consumo médio de cerveja de cada português aumentou de 48 para 58 litros. Isto traduz-se numa média de consumo de seis minis por semana de cada pessoa, segundo os dados do último European Beer Trends. Apesar de parecerem números impressionantes, a verdade é que ainda estamos muito longe do consumo nos países nórdicos ou anglo-saxónicos.
Ainda assim, não é pela quantidade de litros consumidos que medimos a paixão de alguém por uma bebida. Graças ao nosso clima ameno e agradável durante quase todo o ano, somos o país europeu com maior consumo de cerveja fora de casa. Ou seja, deem-nos um bar ou uma esplanada e lá estaremos com uma mesa cheia de copos ou garrafas. E este é precisamente o espírito que os confrades da cerveja devem ter.
“A Confraria foi criada há 20 anos para prestar homenagem a esta bebida e dignificar a sua missão. Cerveja é sinónimo de convívio, celebração, amizade, e é a divulgação destes valores que procuramos nos confrades que todos os anos se juntam a nós nesta tradição”, explica à NiT, Rui Lopes Ferreira, atual Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.
Hoje em dia, este grupo é composto por cerca de 500 membros, entre as várias categorias. Existem os confrades efetivos, que estão diretamente ligados à produção da cerveja; os confrades protetores, que podem ser pessoas singulares ou coletivas que não estão diretamente ligadas ao setor, mas que se declaram como embaixadores; e os confrades honorários, que pelo seu papel de relevo na sociedade são também um veículo de promoção do papel da cerveja enquanto dinamizador de convívio.
Já em 2014, a Confraria da Cerveja decidiu aproximar-se do público e incluir a entronização anual de um confrade consumidor, realizando passatempos para dar a oportunidade de todos participarem e se juntarem a esta iniciativa. Este ano, o passatempo volta a decorrer em conjunto com a NiT. Mas antes de participar, convém lembrar o significa realmente ser um confrade.
“Um confrade tem o dever de ter uma paixão pela cerveja. Não é só gostar. Deve, seja a nível profissional ou pessoal, fomentar a qualidade e o prestígio da cerveja e dinamizar o seu consumo”, acrescenta o Grão-Mestre.
A Cerimónia de Entronização destaca-se por ser o momento de maior convívio e debate sobre este setor. Realiza-se anualmente, sempre numa cidade diferente, para promover localmente os valores que defendem. Este ano, a cerimónia está marcada para Aveiro, a 17 de outubro.
Todas as pessoas com mais de 18 anos podem concorrer para ficaram com o ambicionado papel de Confrade Consumidor, através do passatempo especial que está decorrer na página do Instagram da NiT.