Gourmet e Vinhos

Só existem menos de 2 mil garrafas do vinho do Alentejo que é um dos melhores do ano

O festival Essência do Vinho voltou a premiar as grandes referências nacionais que estavam em prova, desde tintos a brancos.
O festival Essência do Vinho revelou as melhores propostas.

Este fim de semana, juntaram-se no Palácio da Bolsa, no Porto, vários produtores para dar a conhecer as suas diferentes referências. A edição de 2022 do festival Essência do Vinho não se limitou a dar a provar as sugestões apresentadas. Houve ainda espaço para distinguir os vinhos nacionais que tem mesmo de conhecer nos próximos meses.

Desde 2006, que a entrega de prémios às melhores garrafas faz parte do evento. A eleição do júri contou com elementos nacionais e internacionais. O grande destaque foi para o Estremus 2017, considerado o melhor tinto da competição. É uma referência da João Portugal Ramos da qual apenas exitem menos de duas mil garrafas — 1.953 para sermos mais exatos.

É um vinho do Alentejo, da zona de Estremoz e junta as castas Alicante Bouschet e Trincadeira em partes iguais. Tem 14 por cento de teor alcoólico e está à venda na Garrafeira Nacional. É um vinho algo exclusivo — cada garrafa custa 129,90€.

Já nos brancos, o Quinta dos Carvalhais Branco Especial foi considerado o melhor. Junta um blend de sete colheitas dos anos 2006, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2020. É uma proposta do Dão produzida pela Sogrape.

Nos licorosos, a melhor sugestão em prova foi o Real Companhia Velha Very Old Tawny 1927. Dado o preço — 646€ — não é um vinho para todas as ocasiões. Faz parte de uma coleção da Quinta das Carvalhas para celebrar os 225 anos da empresa.

Foram ainda reconhecidas outras sugestões de tintos, brancos e licorosos. O júri — composto por 40 membros — avaliou mais de 60 amostras numa prova cega. Entre os elementos estiveram jornalistas, críticos, sommeliers de vários países, como Portugal, Itália, Suíça ou Dinamarca.

O Essência do Vinho terminou este domingo, 3 de abril, no Porto. Contou com mais de quatro mil vinhos de 400 produtores. Mal acabou o evento de 2022 e foi logo marcada a edição do próximo ano. Será a 19.ª e vai acontecer entre os dias 23 e 26 de fevereiro.

O evento de 2023 irá realizar-se em simultâneo com a primeira feira internacional de enoturismo no País. O espaço ainda não foi conhecido, mas sabe-se que será no Porto.

Carregue para conhecer os vinhos premiados nesta edição do Essência do Vinho.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT