O bolo de iogurte é um clássico que atravessa gerações e tem raízes fundas na Europa, sobretudo em França. Conhecido por lá como gâteau au yaourt, é uma receita de eleição e costuma ser o primeiro bolo que os miúdos aprendem a fazer. A tradição manda que se use o próprio copo do iogurte como medida.
Acredita-se que tenha surgido no pós-Segunda Guerra Mundial, quando os iogurtes embalados começaram a aparecer nos supermercados franceses, tornando-se acessíveis a toda a gente.
Por ser uma receita passada de geração em geração, ficou conhecido como o “bolo das avós”. É fácil de fazer e só leva três ingredientes. Esta versão é do blogue Casal Mistério e cumpre tudo o que promete: rapidez, simplicidade e sabor. “Este bolo parece um autêntico milagre”, garantem.
Do que precisa
— Iogurte grego (de preferência light) com sabor a baunilha
— 4 ovos L
— Amido de milho
Como fazer
Pulverize o interior de uma forma redonda, com cerca de 15 centímetros de diâmetro, com spray de cozinha. Depois, forre o interior com uma folha grande de papel vegetal, cobrindo totalmente e deixando sobrar um pouco acima da borda. Pressione e dobre o papel para que adira à forma — não há problema se ficar enrugado nas extremidades.
Numa taça grande, misture o iogurte e os ovos e bata até que os ovos estejam totalmente incorporados. Adicione o amido de milho e volte a bater até a massa ficar homogénea. Assim que estiver pronto, verta a massa para a forma.
Se usar uma air fryer, pré-aqueça a 160 graus e asse entre 20 a 23 minutos. O bolo deve crescer, a massa não deve estar líquida e o topo deve ganhar um aspeto caramelizado. Ao sair, o bolo encolhe ligeiramente — nada de anormal.
Se preferir usar o forno, pré-aqueça a 180 graus e coza o bolo durante 70 a 75 minutos, até este crescer, deixar de estar líquido e ganhar uma crosta caramelizada. Ao sair, vai começar a enrugar — faz parte.
Deixe arrefecer à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos. Depois, leve-o ao frigorífico por, no mínimo, 2 horas. Retire-o cerca de 15 a 30 minutos antes de servir.
Se quiser dar um toque especial, pode regar com mel ou outro adoçante antes de cortar e servir.