gourmet e vinhos

Sugar Daddy: os novos bolos inspirados por uma avó de Viana do Castelo

O pequeno negócio começou durante a pandemia e leva os bolos a casa dos clientes.
Tudo caseiro

Entre alguns dos temas que mais relacionamos com a pandemia estão a culinária e a descoberta pessoal. Se por um lado a arte dos doces e salgados foi um ponto comum a que quase todos se dedicaram um pouco durante os confinamentos, este tempo também serviu de reflexão para a maioria e de descoberta de talentos ou gostos antigos.

Juntando estas duas aprendizagens, temos a Sugar Daddy, uma marca de bolos de Viana do Castelo que nasceu oficialmente em março deste ano. Tudo pelas mãos de João Gil, de 61 anos.

“Estava desempregado e quando veio a pandemia comecei a fazer uns bolos por brincadeira. Dei a algumas pessoas a provar, todos gostaram e comecei a receber algumas encomendas”, conta à NiT.

Trabalhou durante quase 40 anos na área dos seguros, mas desde pequeno que tinha esta paixão pela doçaria, que herdou da avó. Apesar de não ter formação na área, as coisas estão a correr bem e os clientes elogiam, satisfeitos.

“Tinha alguma apetência, gostava de cozinha desde miúdo e andava sempre atrás da minha avó a ver como se fazia.”

Assim, depois de algumas experiências, decidiu começar o seu próprio projeto e lançar-se a fazer bolos por encomenda, algo que diz que “está a correr bem”. No que toca à criação da marca, do nome e da página de Instagram, João explica que foi tudo ideia da filha.

Sempre focado em ter produtos o mais caseiros e naturais possível, João confidencia que todos os ovos que usa nos seus doces são caseiros. Talvez por isso e pela qualidade, uma boa parte dos clientes confia no trabalho e deixa à consideração do especialista algumas das encomendas.

A grande especialidade de João Gil é um bolo de chocolate recheado com creme belga branco e de chocolate negro, coberto também com chocolate negro. “Fica húmido e fofo e é uma autêntica bomba calórica”, admite.

Depois, há ainda os red velvet, bolo de cenoura, pão de ló, bolo de noz com uma receita especial que era da avó e pavlovas. A receita dos suspiros está ainda a aperfeiçoar. Em média, cada bolo custa entre 25€ e 30€.

Para fazer a sua encomenda basta enviar uma mensagem através da página no Instagram e combinar tudo com João. Para já, a entrega é feita no local acordado, na zona de Viana do Castelo.

No futuro, “se tudo correr bem”, o projeto poderá evoluir para algo mais sério.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT