Gourmet e Vinhos

Surpresa: um dos melhores whiskies do ano tem notas de marshmallow

Recebeu 99 pontos num total de 100, numa competição que contou com mais de quatro mil bebidas vindas de 90 países.
Uma proposta que não pode faltar lá em casa.

O whisky não costuma ser barato, especialmente quando procuramos qualidade. Mas isto já não é um problema, porque um dos melhores exemplares de 2022 custa apenas 30€. Falamos do Tomatin Legacy, que foi distinguido na entrega de prémios da International Wine and Spirits Competition, neste mês de setembro. O sistema de avaliação tem uma pontuação máxima de 100 valores, e o Tomatin obteve 99, num concurso que contou com a participação de mais de quatro bebidas vindas de 90 países diferentes.

“Limões maduros e baunilha caracterizam o nariz, enquanto que um agradável e fresco sabor a toranja chega maravilhosamente ao paladar”. É assim a descrição dos jurados.

A destilaria foi criada em 1897, na vila escocesa de Tomatin. Embora a paisagem bucólica fosse atrativa, não existiam trabalhadores interessados na área, porque já tinham todos os seus próprios empregos, enquanto pastores, por exemplo. Para convidarem novas pessoas a participar naquele projeto, construíram um espaço onde os funcionários pudessem dormir e descansar. Desde então que a destilaria tem estado no coração da vila (e vice-versa).

Este whisky é envelhecido durante cerca de oito anos em barris de Bourbon e de carvalho virgem. Além daquelas notas descritas pelos jurados da competição, o Tomatin Legacy tem apontamentos de marshmallow e abacaxi.

O Tomatin Legacy está à venda em diferentes sites de garrafeiras. No “Gourmet en Casa”, existe uma proposta de 70 centilitros por 30,80€.

Carregue na galeria para descobrir novos bares que abriram perto de sua casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT