Gourmet e Vinhos

Lisboetas: aos sábados há um delicioso brunch e uma visita guiada na Casa Alentejo

Uma iniciativa para conhecer os encantos deste histórico edifício, ao mesmo tempo que desfruta de uma refeição de sonho.
Localização: Rua Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa.

No início de 2021, arrancou uma inovadora atividade no coração da capital portuguesa: um brunch na Casa Alentejo, com direito a uma visita guiada pelas icónicas instalações. Devido ao período pandémico, esta experiência esteve três meses suspensa e retomou em abril, com intenções de manter os mesmos moldes até ao final do ano.

“Esta visita com brunch é acompanhada por um mediador cultural e as pessoas podem esperar uma pequena viagem pela história do edifício e de Portugal”, é assim que Mário Gomes, fundador da empresa encarregue pelas visitas à Casa Alentejo (Storic), descreve esta experiência cultural e gastronómica.

O espaço, também conhecido como Palácio Alverca, da rua é semelhante a “um prédio amarelo, como tantos outros na cidade, mas no seu interior temos surpresa após surpresa”, acrescenta. No entanto, assim que entramos, encontramos um acolhedor pátio que nos “remete para as 1001 noites e salões de Paris”.

O brunch é servido na taberna do edifício e é bastante variado, incluindo: ovos com farinheira e espargos; cogumelos; enchidos e queijos alentejanos; pão alentejano; azeite; sumo de laranja; meia de leite; imperial ou vinho; e café.

A iniciativa decorre sempre aos sábados, entre as 10 e as 13 horas, sendo que cada visita começa a horas certas: 10, 11 e 12 horas. Todas têm um máximo de oito participantes e têm uma duração de 30 a 40 minutos, aproximadamente. Mas, não se preocupe que não existe uma duração pré-definida para o brunch.

Apenas na visita é que o grupo de participantes poderá ser composto por pessoas de diferentes reservas ou núcleos. No entanto, é sempre assegurada a distância mínima entre todos (de dois metros), com exceção aos elementos do mesmo agregado familiar; a utilização de máscara; a desinfeção das mãos com a solução à base de álcool; e ainda seguir as regras de etiqueta respiratória.

Também no seguimento das medidas de combate à covid-19, e para quem pretende fazer as refeições no interior, há a obrigatoriedade de realizar testes ou apresentar o certificado de vacina. Caso a escolha recaía sobre uma das duas esplanadas da Casa do Alentejo, já não é exigido.

A atividade tem um valor de 15€ por pessoa, sendo que as crianças até aos 5 anos não pagam e até aos 10 anos pagam 7,50€. O pagamento deve ser feito de forma antecipada através de transferência bancária ou por mbway, enviando o comprovativo da transferência para o email da Storic. O mesmo endereço para o qual se deve inscrever.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT