Gourmet e Vinhos

Torradas de pão de croissant? São o último grande sucesso da Mercadona

Os portugueses estão loucos: já compraram mais de 10 mil exemplares nos supermercados da cadeia.
Ninguém resiste.

À primeira vista, parece um típico pão de forma, mas rapidamente se percebe que não é bem assim. Afinal, tem um sabor característico a croissant e uma textura folhada. Estamos a falar do novo pão de croissant em fatias da Mercadona — e que já é um sucesso entre os portugueses.

“Este produto tem tido uma excelente aceitação por parte dos nossos chefes. Desde que está nas prateleiras dos supermercados, há sensivelmente um mês, já vendemos cerca de 10 mil unidades. Quisemos, uma vez mais, surpreender o nosso cliente criando um produto com o formato e a praticidade de um ‘pão de forma’ normal, mas com o sabor doce e a textura de um croissant”, explica à NiT Jónatas Cadete, gestor de categoria de produto da marca.

Como já sabemos, alguns produtos chegam à Mercadona e em poucos dias tornam-se virais nas redes sociais. Agora até existe um fenómeno bizarro de documentar, com o telemóvel, todo o processo da compra de um artigo: desde a entrada no supermercado, a procura pelas prateleiras, a escolha, o pagamento e a saída da loja. De regresso a casa — ou, muitas vezes, ainda no carro — os masterchefs do TikTok lá fazem a prova e concedem uma pontuação final, que pode ir de “0 de 0” (numa clara posição de desagrado) a um “10 de 10” (“incrível”).

Se até abril, o bolo congelado que “sabe a Kinder Bueno” era a estrela dos vídeos do TikTok, no mês seguinte, passaram a ser os bolinhos gelados a grande loucura da Mercadona. Feitas as contas, os portugueses compram 20 mil por mês destes mochis. Agora, porém, a nova tendência é outra — e menos fresca (mas igualmente doce). 

“O tão famoso pão massa de croissant. Adorei. Muito bom”;”Adoro. Já fui buscar duas embalagens.”;”É simplesmente delicioso. Torrado com qualquer tipo de doce é mesmo muito bom.” São algumas das frases mais repetidas pelos clientes nas redes sociais. Claro que também aparecem comentários menos agradáveis, como: “Não achei nada de especial” ou “esperava melhor”.

A NiT falou com a marca para perceber os motivos deste sucesso inesperado O segredo, garantem os responsáveis, está na inovação. Graças aos Centros de Coinovação em Portugal, a Mercadona consegue desenvolver novos produtos com a ajuda dos “chefes” (nome que a cadeia espanhola dá aos seus clientes).

Tratam-se de macrolaboratórios de ideias onde os especialistas desenvolvem, em conjunto com os tais “chefes”, produtos que correspondam aos seus gostos. Todo o processo é feito tendo por base as necessidades e as escolhas que compõem o cabaz de compras habitual de cada um. Só desta forma, dizem, é possível introduzir melhorias e lançar inovações nos cinco negócios que englobam todos os produtos comercializados pela empresa: comida, bebida, higiene pessoal, limpeza do lar e cuidado dos animais de estimação. O pão de croissant em fatias terá sido um desses casos.

Já é um sucesso.

À combinação de pão com sabor a croissant, junta-se a versatilidade. Sim, porque a proposta pode ser preparada numa torradeira, na sanduicheira ou, simplesmente, ser consumida tal como está, sem aquecer.  A cadeia espanhola sugere, por exemplo, preparar uma sanduíche mista, uma tosta de salmão com queijo creme, uma sanduíche de frango e abacate, uma tosta de manteiga de amendoim e maçã, uma tosta de doce de figo ou uma tosta de marmelada com queijo fresco. “A criatividade é o limite.”

Na lista de ingredientes da sugestão criada pela Hacendado, a marca alimentar da retalhista espanhola, encontra-se farinha de trigo, água, gordura vegetal, manteiga e amido de trigo, entre outros. Cada embalagem custa 2,50€ e tem dez fatias.

Sabemos que é difícil resistir-lhe, mas é melhor não fazer como demasiados vídeos e comer uma embalagem sozinho. Por cada 100 gramas estará a ingerir 393 calorias; 23 gramas de gorduras; 38 gramas de hidratos de carbono, 7 dos quais açúcares; 7,6 gramas de proteína e apenas 3,4 grama de fibra.

Se tivermos em conta que cada pacote leva dez fatias de pão (com 38 gramas cada), feitas as contas, por cada embalagem estará a consumir cerca de 1500 calorias — um valor próximo ao recomendado para um dia completo.

No fundo, este é mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do passa-palavra. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais —, muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima.

No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em território nacional — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhadas pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar. E descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.

Carregue na galeria para conhecer outros dos produtos mais vendidos nas lojas da cadeia espanhola em Portugal.

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