« Três receitas simples de ramen para fazer em casa
Ramen de frango
Primeiro passo, cozinhar o frango. Derreta uma noz de manteiga numa frigideira que possa ir ao forno e coloque os peitos de frango com a pele para baixo, devidamente temperados com sal e pimenta. Quando estiverem dourados, coloque a frigideira no forno pré-aquecido a 190ºC entre 15 a 20 minutos.
Entretanto, vá preparando o caldo numa panela. Aqueça um fio de azeite e junte-lhe o alho e o gengibre até amolecerem. Acrescente o molho de soja e mexa. Ao fim de um minuto, coloque na panela cerca de 250 ml de caldo de galinha — para uma solução mais rápida, use os caldos concentrados que se vendem nos supermercados —, cubra e deixe ferver. Assim que começar a borbulhar, reduza a intensidade e deixe o caldo em lume brando, para lhe acrescentar os cogumelos desidratados. Tempere com sal a gosto.
Um ramen não é ramen sem um ovo cozido com gema cremosa. É fácil: encha uma panela com água e deixe ferver. Tire os ovos do frigorífico e coloque-os com cuidado na panela para não estalar a casca. Peque num cronómetro e seja preciso: só precisam de estar dentro de água durante sete minutos. Nem mais um segundo. Enquanto espera, encha uma taça com água gelada. Contados os sete minutos, coloque os ovos na água fria e aguarde cinco minutos antes de os descascar.
Antes de finalizar o ramen, coza os noodles durante 2 a 3 minutos. Escorra e coloque numa taça funda. Junte o caldo, o frango cortado em pequenos pedaços, o cebolinho e os ovos cortados a meio.
Ingredientes (para 2 pessoas):
— 2 peitos de frango
— Manteiga
— Óleo de Sésamo
— 2 colheres de chá de gengibre
— 3 colheres de chá de alho picado
— Molho de soja
— Caldo de galinha
— 30 gramas de cogumelos Shiitake desidratados
— 2 ovos
— Cebolinho
— Noodles
Receita de Fork Knife Swoon