Gourmet e Vinhos

Tudo o que pode fazer (e comer) no Festival de Chocolate de Óbidos

Entre bombons, bolos e tabletes vai ter muito por onde escolher e provar. Os bilhetes já estão à venda.
Vai ser delicioso.

Óbidos está prestes a ser invadida por gulosos. O Festival Internacional de Chocolate volta à vila entre os dias 1 e 17 — tal como a NiT já lhe tinha contado neste artigo. Esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, foi revelado o programa das festas e prepare-se: vão ser dias cheios atividades para conhecer todas as potencialidades do derivado do cacau.

O objetivo de 2024 é “celebrar Portugal”. “Esta edição é inspirada no património nacional classificado pela UNESCO (material e imaterial) e pretende criar um hábito no nosso País: o verdadeiro consumo de chocolate”, indica a Câmara.

Bombons, drageias, bolos, tabletes, bebidas e até salgados. Haverá muito para provar e descobrir as potencialidades deste ingrediente. Vários chefs nacionais e internacionais vão criar esculturas ao vivo, verdadeiras obras de arte de chocolate, inspiradas em elementos da cultura portuguesa, como D. Afonso Henriques, Amália Rodrigues, o Santuário de Fátima ou o galo de Barcelos.

O programa também inclui diversas sessões de showcooking, conduzidas por especialistas em pastelaria — e não só. “Serão criadas iguarias inusitadas, conexões improváveis ​​e novas formas de apresentar os pratos, cheios de conhecimento e sabor, bem como receitas que todos podem replicar.” Irá descobrir o processo de produção da “Fava de Cacau à Tablete” e o sabor do chocolate quando misturado com o vinho, o café e a cerveja.

Tal como já é tradição, vai poder visitar a Estação Melgão, na Cerca do Castelo. “Nesta aventura, poderá não só conhecer detalhadamente o processo e compreender melhor o cacau, mas também conhecer mais sobre as práticas sustentáveis” da marca Melgão Cacau e Chocolates, a primeira no nosso País a desenvolver o processo de transformar o grão de cacau em pastilha de chocolate.

Os miúdos não vão ficar esquecidos. Para eles, há um workshop onde vão poder colocar as “mãos na massa” ao mesmo tempo que aprendem sobre as brincadeiras tradicionais portuguesas que fizeram (e ainda fazem) parte da vida e da infância de muitos. Os mais novos vão ter a oportunidade de transformar um simples ovo de chocolate numa obra-prima colorida e comestível.

O Festival Internacional de Chocolate decorre às sextas-feiras, sábados e domingos, entre as 11 e as 20 horas. O programa completo pode ser consultado no site. Os bilhetes podem ser comprados online e custam 10€ (por adulto) e 8€ (miúdos entre os 4 e os 11 anos). Os bebés até 3 anos não pagam. Há preços especiais para as famílias e também para quem comprar os ingressos no local.

No ano passado, o tema escolhido foi a banda desenhada e Óbidos foi invadida por esculturas de chocolate com personagens dos livros que todos conhecemos.

Carregue na galeria e reveja algumas imagens da edição de 2023.

ver galeria

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT