Gourmet e Vinhos

“Um Beirão de Sorte”: vem aí uma grande produção d’O Licor de Portugal?

A marca é famosa pelas suas campanhas originais. Desta vez, os novos cartazes inusitados estão a criar ainda mais curiosidade.

“Quando a vida te traz Beirão, vais dizer que não?”. Esta é uma das frases que se pode ver nas criatividades que começaram a surgir nos últimos dias nas ruas de norte a sul do País — e também no digital. Há pelo menos três cartazes diferentes, sempre com a presença da garrafa de uma das bebidas mais populares nesta altura do ano.

O Licor Beirão já habituou os consumidores a campanhas divertidas. Desta vez, com os novos cartazes que dão a entender que haverá um filme ou série do produto, os portugueses estão a ficar ainda mais curiosos sobre o que virá aí. Por enquanto, não foi revelada qual será a grande a ideia do Natal de 2023, a não ser o que podemos ver na campanha de marketing: um cartaz com Beirão num armazém, outro com garrafas do licor a serem “pescadas” ou um camião em que a mensagem é de que “os sonhos começam numa garrafa de Beirão”.

“O pensamento é sempre fazer algo que ninguém ou nenhuma marca faria. Temos o objetivo de surpreender, inovar nos conteúdos, nos formatos, nos canais, inspirando-nos em tendências e em temas da atualidade do País”, adianta a equipa responsável pela campanha da Licor Beirão. Sem nos revelar o que aí vem, os responsáveis adiantam apenas que “Um Beirão de Sorte” é um “conceito que vai acabar por dar aso à criação de uma história, um enredo que pode, ou não, ser um filme ou uma série”.

Esta elevação das expetativas não é nenhuma surpresa para a marca. Todos os anos, a Licor Beirão tem procurado criar sempre novas formas de entusiasmar os consumidores com as suas campanhas — sejam de Natal ou não.

Ainda em 2006, José Diogo Quintela repescou a sua personagem de os “Gato Fedorento” para perpetuar a frase que a marca já tinha conseguido inserir em todas as conversas “o que é que se bebe aqui?”. Na altura, esta pergunta já tinha uma resposta dada em uníssono pelos portugueses sem vacilar.

Com atenção à atualidade e sem perder o humor, em 2012, o Licor Beirão conseguiu um feito único em Portugal: ganhar o reconhecimento de melhor campanha mundial, segundo a ICOM (uma das maiores redes de agências de publicidade do mundo). Esta contava com Paulo Futre como protagonista, na qual fazia o papel de candidato eleitoral às eleições legislativas que decorriam em Portugal. “Soluções à Portuguesa” foi a campanha que brincou com a portugalidade, com cartazes em que o ex-jogador anunciava medidas que iria aplicar no País — como cunhas para todos ou um diploma de engenheiro para cada cidadão.

Cinco anos depois, no Natal, nasceu a campanha “Beirão d’Honra — Um Presente Sem Grande Futuro”, em que a marca mostrou que sempre que alguém recebe de presente uma garrafa deste licor, esta nunca vai durar muito tempo. Até porque nunca faltam motivos para celebrar a vida com os amigos.

Perante o histórico de sucesso da Licor Beirão nas ações de marketing, é garantido que vem aí uma nova campanha impactante — mas teremos de aguardar mais um pouco para perceber o que significa, afinal, ser “Um Beirão de Sorte”. Até lá, pode ir acompanhando todas as novidades do espirituoso português através das páginas de Instagram e Facebook.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com Licor Beirão.

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