Receber 90 pontos — em 100 — de James Suckling, um dos mais prestigiados críticos de vinho dos Estados Unidos, é um feito que todos as marcas de vinho gostariam de alcançar. A Casal Garcia conseguiu-o não uma, mas duas vezes com o Casal Garcia Branco. É verdade: pela segunda vez, a referência foi distinguida com a atribuição de 90 pontos.
É “ideal para aperitivo ou para acompanhar pratos orientais, como sushi e sashimi, mariscos em molho de limão ou saladas com queijo, como o Roquefort”, lê-se no site da marca portuguesa.
Segundo as notas de prova, no nariz sente-se o frutado a melão e a pêssego, maçã verde e toranja e leves notas de limão. Ao “corpo leve e descontraído, com imensa frescura”, junta-se a sensação frutada e crocante.
Diogo Campilho é o enólogo responsável pela criação deste vinho verde do Aveleda, com recurso a castas de Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal. A referência tem 9,5 por cento de grau alcoólico e aguenta até dois anos após o engarrafamento — desde que conservado entre os oito e os 10 graus.

O jornalista americano James Suckling é um dos críticos de vinho mais aclamados do mundo. Após três décadas a colaborar com a revista “Wine Spectator” e outras publicações especializadas, criou o seu próprio site em 2010. Desde então, em conjunto com os seus editores, avalia mais de 30 mil vinhos por ano, provenientes de todas as regiões do mundo. A classificação de James Suckling traduz-se num sistema de 100 pontos. Uma pontuação entre 90 e 95 recebe o selo de “vinho excelente”.
Em 2019, o Casal Garcia Branco já tinha sido reconhecido por James Suckling com a mesma pontuação de 2022. No mesmo ranking foi também distinguido o Casal Garcia Tinto (4,19€), igualmente com 90 pontos. Composto pelas castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, é um vinho de aroma jovem e frutado, de corpo elegante e macio, com a frescura única característica do perfil dos vinhos Casal Garcia.
O rótulo da versão branco recebeu várias outras distinções, como o “Melhor Compra”, pelo Vinordic Wine Chllenge. O Wine Enthusiast destacou-o pela mesma categoria em 2010 e 2014. Está à venda por 4,19€.
Carregue na galeria para conhecer outros vinhos nacionais, bons e baratos, que vai querer acrescentar à sua garrafeira particular.