Gourmet e Vinhos

Um dos melhores vinhos do País regressou com 30% de desconto

É um daqueles best seller que esgotam em poucos dias na Martin Boutique Wines. Agora, junta-se um rosé ao tinto e ao branco.
Uma boa oportunidade.

“Depois de três edições que esgotaram imediatamente, o agora premiado 70/30 está de volta.” A notícia por que tantos esperavam chegou. E veio melhor do que nunca. É que, além de anunciar o regresso daquele que foi considerado o melhor vinho do ano em 2021 da região da Beira Interior pela Revista de Vinhos, a Martin Boutique Wines revelou que o rótulo regressa, pela primeira vez, com um rosé.

Trata-se de um vinho que nasceu da simplicidade e da curiosidade. 70/30: o nome não podia ser mais explicativo. 70 por cento das uvas provenientes de Pinhel e outros 30 da Cova da Beira. Uma combinação que procura fundir (e sobretudo equilibrar) as características particulares de cada uma das regiões, “de onde vêm as cerejas tão nossas, tão portuguesas e tão Beira Interior”.

“Um rótulo, de apenas quatro algarismos separados por uma barra, que nos desperta a curiosidade e nos faz perceber que o interior Beirão tem vários ADs. Aquele ADN da força do sol e do calor que faz uma vinha trabalhar até quando é de noite, e o ADN da neve e da Serra que nos dá frescura. O 70/30 representa não só um lote, mas também um equilíbrio. Esse equilíbrio é a chave para qualquer relação”, explica Pedro Martin, fundador da empresa.

Desta harmonia nasceu, assim, o primeiro vinho a juntar a força e a frescura de duas sub-regiões na região da Beira Interior. “Após o lançamento en primeuer das Magnums, agora lançamos as garrafas de 0,75 litros”, acrescenta.

Este ano, porém, foram produzidas menos quantidades do que o habitual (2800 garrafas de Branco e de Tinto e 750 de Rosé). Mas não se preocupe. Se for subscritor da newsletter da garrafeira, tem a oportunidade de fazer a pré-reserva. E caso a faça até ao final de julho, terá um desconto de 30 por cento.

As entregas são feitas em 70 dias. Quando está sem desconto, o Tinto 2020, o Branco 2021 e o Rosé 2021 estão marcados a 18€, mas pode contar com eles bem mais baratos graças a esta campanha (12,60€). Sugerimos que se apresse, porque o produtor contou-nos que as unidades estão sempre a esgotar.

“É uma excelente oportunidade de comprar o nosso best-seller com um preço fantástico”, garante Pedro Martin à NiT.

Tinto, branco, verde, rosé, novo, velho, de reserva. No que toca a vinho, a oferta portuguesa é vasta e de qualidade, mas a verdade é que nem todos são os mais adequados para qualquer situação. Escolhê-los é, portanto, uma tarefa difícil. E quando se juntam rótulos internacionais, a dificuldade dispara. Ainda assim, para fazer a escolha mais acertada não precisa de ser um enólogo — principalmente, quando se trata de comprá-los online. Basta olhar para a descrição e notas de prova.

Que vinho é que acompanha na perfeição o tradicional cabrito? Um tinto mais encorpado ou até um mais fresco e leve? A escolha é sua e, neste caso, até pode aproveitar os preços mais baixos na loja online da Martin Boutique Wines. As opções são várias e para todas as carteiras. O melhor é que, como também costuma acontecer todos os meses, serão acrescentadas dez novas referências.

Já pode reservar.

“Somos produtores, sim, mas também temos a nossa loja e queremos democratizar as regiões de vinho mais caras — em Portugal e no estrangeiro —, ao torná-las acessíveis para o bolso comum”, afirma Pedro Martin. É por isso que, além de representar marcas de pequenos produtores e raridades que possam interessar a colecionadores (e não só), a Martin Boutique Wines faz duas grandes promoções durante o ano.

A colheita de 2018 foi lançada em dezembro. Três meses depois, já não restavam quaisquer garrafas para venda. Percebe-se a euforia: afinal, o 70/30 tinto da Martin Boutique Wines acabaria por conquistar o primeiro posto no ranking dos melhores da sua região, a Beira Interior, na avaliação anual feita pela “Revista de Vinhos”.

Estar presente nos 100 melhores vinhos provados é já de si um feito meritório. Comandar a tabela regional é um “orgulho”.

“Não estávamos à espera, mas sabemos que é um projeto com um hype muito interessante. Esgota super depressa”, explicava, no início do ano, Pedro Martin.

Não surpreende, portanto, que o 70/30 seja mesmo o best-seller e um dos vinhos de maior sucesso da Martin Boutique Wines. Esta é uma referência criada por Patrícia Santos e por Pedro Martin. É produzido com 70 por cento de maturação de castas da Cova da Beira, a região do País onde as cerejas são tão características, na Beira Interior, como a Rufete no tinto e Arinto no branco; e 30 por cento de vinhas junto à serra, como é o caso do Pinhel, com touriga nacional, no tinto, e Fernão Pires, no branco. Em nota de prova são identificados como vinhos frescos e algo frutados.

“É a forma de os nossos clientes terem coisas boas, diversas e de poupar um bocadinho”, conclui o responsável pela Martin Boutique Wines.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT