Gourmet e Vinhos

União Europeia quer proibir a venda de batatas fritas com sabores

Também está em causa a produção e comercialização de outros alimentos que têm na sua composição o aroma fumado.
As marcas não são conhecidas.

Oito aditivos prejudiciais que conferem sabor fumado a vários alimentos serão proibidos na União Europeia. Estas substâncias são comuns em alimentos como batatas fritas e apresentam um elevado risco de danos nas células. A medida foi aprovada há dois meses pelos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) e prevê-se que entre em vigor no final da primavera de 2025.

A UE justifica a decisão com o intuito de preservar a saúde dos cidadãos europeus. Entre os produtos abrangidos pela interdição encontram-se alimentos comuns do dia a dia, como presunto, bacon, salsichas, salmão e queijo cheddar fumado.

A proibição da venda destes produtos será implementada em fases ao longo dos próximos cinco anos. Num primeiro período de dois anos, os aditivos serão removidos de sopas, molhos com sabor a churrasco, bebidas, gelados e produtos de confeitaria.

“A genotoxicidade é a capacidade de uma substância química danificar o material genético das células. As alterações ou mutações na informação genética contida numa célula podem aumentar o risco de desenvolver doenças como o cancro e doenças hereditárias”, sublinha Wim Mennes, da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA).

Atualmente, os elementos prejudiciais aparecem descritos na composição dos alimentos apenas como “intensificadores de sabor”. A lista de substâncias interditas inclui o Zesti Smoke Código 10 (SF-002), o FumoKomp (SF-009), o Concentrado de fumo 809045 (SF-003), o ProFagus Smoke R709 (SF-008) e o SmokEz Enviro-23 (SF-006). Há ainda o ProFagus Smoke R714 (SF-001) e o Scansmoke SEF7525 (SF-004).

Os aditivos foram novamente avaliados pela AESA, numa altura em que os produtores solicitaram à Comissão Europeia a prorrogação das autorizações de venda por mais 10 anos. Em 2009 e 2012, estes elementos foram analisados de novo e foram identificadas preocupações de segurança na maioria deles.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT