Gourmet e Vinhos

Veggie Summer Fest: vem aí o festival que não é carne nem peixe

Na Quinta da Conceição, em Matosinhos, irá encontrar muita comida, receitas vegan e dicas para uma alimentação saudável.
Aponte na agenda.

Hambúrgueres de vegetais, bifanas de tofu e pica-pau de seitan são apenas alguns dos pratos que vpoderá provar no Veggie Summer Fest, o festival vegetariano que vai tornar a Quinta da Conceição, em Matosinhos, no spot mais verde do País. 

Os adeptos e defensores da sustentabilidade estão a ganhar força: existem cada vez mais pessoas em busca de formas práticas de reduzirem a sua pegada ecológica e o vegetarianismo tem aparecido como uma alternativa viável. É um regime alimentar “bom para o corpo e meio ambiente e permite economizar tempo e dinheiro”.

O Veggie Summer Fest quer juntar os vegetarianos e todos os que seguem dietas diferentes para “desmistificar a cozinha saudável”. Ao longo do fim de semana de 15 e 16 de julho, o público terá oportunidade de assistir a palestras e showcookings relacionados com o vegetarianismo, com a sustentabilidade e a economia circular.

A Quinta da Conceição, em Matosinhos — o recinto onde se irá realizar a primeira edição do evento — contará também com bancas de várias marcas e projetos portugueses de vestuário, acessórios, cosmética, decoração, higiene pessoal, filtragem de água e jardins inteligentes. E também não irão faltar propostas doces, salgadas, sushi, café, infusões e chás.

A iniciativa é aberta a todos — independentemente da dieta adotada — e convida os participantes a aprenderem mais sobre vegetarianismo e sustentabilidade. Tudo, claro, com a natureza a servir de cenário. Ali haverá até lugar para muitas atividades e animação para miúdos e adultos, entre as 10 e as 20 horas. O público pode também participar em conversas e palestras sobre hábitos saudáveis, dietas anti-cancro ou sobre a absorção de nutrientes na alimentação vegetariana.

“Não é um evento restrito ou exclusivo a vegetarianos, mas sim uma oportunidade de descobrir novos sabores e outras formas de consumir alimentos”, realça a organização. “A cidade de Matosinhos tem centrado as suas preocupações na promoção de um estilo de vida mais saudável e sustentável, e iniciativas deste tipo, com uma especial atenção às famílias, são muito importantes para o município.” A entrada é gratuita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT