Gourmet e Vinhos

Vem aí mais uma edição do festival gastronómico Cozinha dos Ganhões em Estremoz

O evento promete dar a conhecer os melhores produtos e gastronomia que o Alentejo tem para oferecer. A entrada é livre.
A tradição está de regresso ao Alentejo.

Os pratos típicos da cozinha dos ganhões regressam a Estremoz para a 29.ª edição daquele que é considerado o “maior evento gastronómico da cidade”. O festival arranca esta quinta-feira, 30 de novembro, e prolonga-se até 3 de dezembro. A entrada é gratuita.

O nome escolhido é capaz de gerar curiosidade. “‘Ganhão’ era o nome atribuído aos trabalhadores da lavoura nas herdades alentejanas. Por isso, o festival homenageia esta comida de conforto, que outrora eram levados para os campos nas antigas marmitas.

Com um programa repleto de “animação cultural e convívio”, a Cozinha dos Ganhões atrai milhares de visitantes todos os anos que ali chegam à descoberta dos produtos tradicionais dos artesãos da região. O principal objetivo da iniciativa é apostar no “desenvolvimento e promoção turística do concelho”, valorizando as raízes e tradições do Alentejo.

O parque de feiras e exposições de Estremoz acolhe oito restaurantes com áreas destinadas aos petiscos, bem como quatro doceiros. Os nomes dos espaços participantes ainda não foram revelados, mas a organização assegura que haverá “comida deliciosa e tipicamente alentejana2.

E a animação musical não podia faltar, claro — o programa de atividades inclui diversos espetáculos com os grupos Banza, De Moda em Moda, e ainda, Moura Encantada. Além de puder assistir a espetáculos de dança e arraiais populares.

O evento de entrada livre pretende dar a conhecer o melhor que a região de Estremoz tem para oferecer: a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos e artesanato.

Em paralelo, decorre a 8.ª edição do “Estremoz Caça, Pesca e Atividades na Natureza” com 40 expositores e um programa repleto de atividades relacionadas com os setores. É organizado pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT