Gourmet e Vinhos

Este concurso vai eleger o melhor e mais saboroso pão de Portugal

A decisão será tomada numa prova cega no Museu do Pão, seguida de um jantar com degustações.
Um sabor único.

Há um alimento que nunca falta na casa de grande parte dos portugueses: o pão. É versátil, saciante e sabe sempre bem, independentemente da hora do dia. Existem receitas para todos os gostos, das tradicionais às novas combinações de cereais e sabores, e na hora de escolher qual comer, o problema é mesmo a variedade. Para facilitar a vida aos portugueses, a ACIP e o Museu do Pão preparam-se para eleger “O Melhor Pão de Portugal”.

As inscrições estão abertas até 2 de maio, online, e só no dia 10 do mesmo mês é que serão divulgados os resultados do concurso que vai pôr as padarias portuguesas a disputar o título de “melhor pão”. O evento acontecerá no Museu do Pão, e os jurados irão eleger os que se destacam nas categorias de Trigo, Broa, Centeio, Cereais e Inovação. O júri vai avaliar critérios como sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e aspeto geral do pão.

Primeiro será feita uma prova cega, da qual apenas cinco pães passarão à final. Os cinco finalistas de cada categoria serão depois avaliados por um painel diferente, que irá determinar os vencedores. O anúncio será feito no final da tarde do dia do concurso.

Os fãs de pão, mesmo que não estejam ligados à área, podem participar no evento de forma especial. O concurso será apresentado durante um jantar conduzido pelo chef Hélio Loureiro no Fetich Cool Kitchen, na Covilhã. Haverá também uma prova comentada de pães criados pelo Museu do Pão, em que qualquer pessoa poderá participar mediante reserva com o restaurante. Os participantes poderão experimentar e criticar o pão mármore de carvão ativado, o de requeijão com mel de urze ou o de pistácio com infusão de flor de laranjeira.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT