O Moscatel de Setúbal é uma das bebidas mais emblemáticas do panorama vínico português e volta a ser celebrado com um festival inteiramente dedicado à casta. A nova edição do evento decorre entre 21 e 23 de novembro, em Palmela, com entrada gratuita.
De tonalidade dourada, entre o topázio claro e o âmbar, e com um aroma floral exótico, o Moscatel de Setúbal resulta de um processo de produção que envolve a adição de aguardente vínica logo após o início da fermentação, para interromper o processo e preservar o açúcar natural das uvas.
Os vinhos com Denominação de Origem (DO) Setúbal são produzidos com castas que lhe dão nome e têm uma área geográfica delimitada desde 1907, que abrange os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo, no município de Sesimbra. E são estes vinhos que estarão em destaque na Capela e Largo de São João Batista, em Palmela.
Durante três dias, a vila torna-se no centro de celebração do Moscatel de Setúbal. O programa inclui provas, mostras de produtos à base da bebida, promoções especiais, showcookings, workshops e zonas de street food.
“A iniciativa pretende contribuir para a valorização da produção de Moscatel de Setúbal e da sua aplicação a produtos inovadores de gastronomia e doçaria, promovendo o conhecimento e a apreciação desta casta de caraterísticas únicas”, explica a organização.
A sexta edição do festival arranca a 21 de novembro, com a abertura marcada para as 21 horas. No dia 22, o evento decorre entre as 11 e as 22 horas, e no domingo, 23, entre as 11 e as 18 horas. A entrada é livre.

LET'S ROCK







